Título: Gurgel diz que denúncia é extremamente consistente
Autor: Krakovics, Fernanda
Fonte: O Globo, 30/01/2013, País, p. 14

0 procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou ontem que a nova denúncia sobre suposta fraude apresentada contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), principal candidato à presidência do Senado, é extremamente consistente. Segundo o procurador, trata-se de uma acusação devidamente amparada. Calheiros é acusado, desde 2007, de apresentar notas fiscais frias para justificar renda suficiente para pagar pensão à ex-namorada Mônica Veloso, com quem tem um filha. Gurgel refutou críticas dos políticos de que foi oportunista ao apresentar a nova denúncia.

- O que posso dizer é que foi mais uma iniciativa extremamente cuidadosa, ponderada do Ministério Público. É algo que está na linha do Ministério Público nos últimos anos. Uma iniciativa ponderada, examinada, refletida com o máximo cuidado e extremamente consistente - disse Gurgel, depois de participar de uma reunião no Conselho Nacional do Ministério Público.

Renan está sendo investigado pela procuradoria desde 2007, mas a investigação estava parada desde 2011 no gabinete de Gurgel. Na semana passada, Gurgel apresentou a denúncia contra Renan ao Supremo Tribunal Federal (STF). Caberá ao relator do caso; ministro Ricardo Lewandowski, decidir se abre processo contra o senador.

As investigações começaram em 2007, quando surgiram as primeiras acusações de que as despesas de Mônica, com quem Renan teve um caso extraconjugal, eram pagas por Cláudio Gontijo, lobista ligado à empreiteira Mendes Júnior. Em meio ao escândalo, Renan renunciou à presidência do Senado, mas permaneceu com o mandato de senador.

Gurgel disse que deve enviar esta semana à primeira instância do Ministério Público Federal as denúncias de Marcos Valério, o operador do mensalão, contra o ex-presidente Lula. Caberá à primeira instância decidir se Lula será investigado.