Título: Alckmin e Haddad assinam acordo para fiscalização de casas noturnas
Autor: Ribeiro, Marcelle
Fonte: O Globo, 01/02/2013, País, p. 5

O governador Geraldo Ackmin e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, assinaram ontem acordo para fiscalizar, em conjunto, a segurança das casas noturnas da capital paulista. A meta é vistoriar 230 locais da cidade até o carnaval. O objetivo, segundo o governo, é "prevenir acidentes como o incêndio que matou 235 pessoas em Santa Maria".

Caberá à prefeitura cassar alvarás ou autuar estabelecimentos que apresentem irregularidades em quesitos de segurança. Já o Corpo de Bombeiros irá vistoriar os locais para checar se equipamentos, instalações e procedimentos de segurança estão regulares.

Se tudo estiver correto, os bombeiros emitem um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Os locais que estiverem em dia com os itens de segurança poderão funcionar mesmo se tiverem alguma pendência de alvará, que poderá ser resolvida depois.

Segundo o comandante interino do Corpo de Bombeiros, Erick Colla, os locais foram escolhidos de acordo com o tamanho e a capacidade.

- Estamos priorizando locais onde o risco é maior, e que têm áreas maiores com concentração maior de pessoas - disse Colla.