Título: A prevenção é simples
Autor: Tabak, Daniel
Fonte: O Globo, 04/02/2013, Opinião, p. 17

O câncer representa hoje, em todo o mundo, um grave problema de saúde pública. No Brasil, cerca de 500 mil pessoas desenvolvem a doença todos os anos. A estimativa de mortes em 2012, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, ultrapassa 170 mil. Os números são ainda mais dramáticos nos Estados Unidos: somente em 2011 foram mais de 1.500.000 casos estimados e mais de 500.000 casos letais.

Mais de um terço das mortes que ocorrem todos os anos podem ser atribuídas aos hábitos alimentares e à atividade física. A exposição ao tabaco representa outra causa evitável e pode ser responsabilizada por 30% dos tumores diagnosticados. A suscetibilidade ao câncer também é devida a fatores genéticos, porém apenas uma minoria dos casos está associada a fatores hereditários. Desta forma, medidas simples como evitar a exposição a derivados do tabaco, a manutenção de uma atividade física durante toda a vida e o consumo de uma dieta saudável, evitando o sobrepeso, podem evitar um terço das mortes associadas ao câncer.

Para as questões relacionadas à nutrição e o câncer, no entanto, a evidência não é definitiva, pois os estudos publicados não são consistentes e os métodos utilizados continuam a evoluir. A maioria dos estudos se concentra em nutrientes específicos isoladamente, trazendo uma simplificação excessiva para a complexidade da dieta e padrões alimentares. A importância da dose, o tempo e a duração da exposição não podem ser claramente quantificados.

Apesar destas incertezas, algumas recomendações foram estabelecidas pela Sociedade Americana do Câncer (ACS) no sentido de minimizar o risco da doença. São elas: parar de fumar, controle do peso, prática de atividades físicas, ingestão de alimentos saudáveis e controle de ingestão de bebida alcoólica.

A Sociedade Americana do Câncer recomenda, também, que os testes sejam realizados com o objetivo de diagnosticar o câncer em seus estágios iniciais, aumentando as chances de cura.

Cerca de 30% dos diversos tipos de câncer podem ser prevenidos com medidas simples. A relação custo benefício é notável, e, portanto, a prevenção constitui a medida com maior efetividade no controle do câncer a longo prazo.