Título: Mabel vai ao STF contra eleição de líder do PMDB
Autor: Brígido, Carolina; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 06/02/2013, País, p. 6

Deputado diz que suplentes tomaram posse irregularmente para beneficiar Cunha

O deputado Eduardo Cunha (RJ) estreou ontem na liderança da bancada do PMDB enfrentando novo percalço: o deputado Sandro Mabel (GO), que concorreu com ele ao cargo, entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo para anular a eleição. Argumenta que dois suplentes tomaram posse de forma irregular para influenciar no resultado da escolha. Os peemedebistas Leomar Quintanilha (TO) e Marcelo Guimarães Filho (BA) assumiram os cargos após os titulares, Lázaro Botelho (PP-TO) e João Bacelar (PR-BA), de partidos aliados, tirarem licença às vésperas da votação. A troca teria sido articulada pelo próprio Cunha, que considerou inócua a ação de Mabel.

A ação foi sorteada para o ministro Luiz Fux, que deverá tomar uma decisão nos próximos dias. Na ação, Mabel alega que, além de oportunista, a posse dos suplentes foi irregular. Segundo ele, os parlamentares só poderiam ter assumido os cargos mediante ato do presidente da Mesa Diretora. No entanto, as posses foram legitimadas por outro membro da Mesa: a vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES).

Mabel: "interferência indevida"

Para Mabel, a posse dos suplentes foi uma manobra para garantir a eleição de Cunha. Segundo Mabel, houve "interferência indevida" de outros partidos para assegurar que Cunha ganhasse a disputa pela liderança.

- A posse de parlamentares, ainda que em situações excepcionais, o que não foi o caso, somente poderia ser efetivada pelo presidente da Mesa, justamente por ele estar em exercício de suas prerrogativas atinentes ao cargo, na forma do regimento interno. Porém foi levada a efeito por outro membro da Mesa Diretora - argumentou Mabel.

Com as posses de Quintanilha e Guimarães, a bancada do PMDB passou para 81deputados. A eleição do novo líder ocorreu no domingo. Além de Mabel e Cunha, Osmar Terra (RS) também disputou o cargo. A eleição foi definida no segundo turno. Cunha obteve 46 votos e Mabel, 32.

O novo líder do PMDB criticou a decisão de Mabel de ir ao Supremo:

- É ridículo. Eles (os suplentes) votaram em mim e votaram no Henrique. Ele (Mabel) se comprometeu com Michel (Temer) e Henrique (Alves) que não entraria no Supremo. Se a palavra dele não serve no caso do Michel e do Henrique, imagine se valeriam para as promessas que fez.

Ontem o líder fez a primeira reunião de bancada. Mabel não compareceu. A lista de presença mostra que 66 deputados do PMDB prestigiaram a estreia de Cunha, entre eles, alguns eleitores de Mabel, como Newton Cardozo (MG) e Darcísio Perondi (RS). Osmar Terra também participou da reunião.

- A grande maioria foi à reunião, o clima foi muito bom. Cunha dividiu as tarefas - disse o deputado Colbert Martins (PMDB-BA).