Título: Depoimento contra Lula será enviado hoje ao MP
Autor:
Fonte: O Globo, 06/02/2013, País, p. 7
Gurgel ainda decide para qual estado encaminhará denúncia de Valério
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou ontem à noite que envia hoje ao Ministério Público as quatro páginas em que o operador do mensalão Marcos Valério declara que pagou despesas pessoais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Gurgel, no entanto, disse que ainda estuda para qual estado enviar os trechos.
No último dia 1º, Gurgel havia dito que enviaria a apuração ao Ministério Público Federal em São Paulo. Ontem, o procurador-geral informou que, após uma segunda avaliação, ficou em dúvida sobre o local para onde deveria repassar as acusações de Valério.
Segundo ele, há a possibilidade de os documentos serem enviados para Minas Gerais ou para o Distrito Federal.
- De início, tendi, realmente, para São Paulo. Mas hoje estava examinando a questão de Minas, onde há alguns feitos que foram desmembrados do Supremo, e, eventualmente, o Distrito Federal. Estou concluindo o exame desse aspecto. Não há dúvida nenhuma quanto à remessa para a primeira instância, mas quero me certificar que enviei para o local mais adequado - disse Gurgel ao final da sessão de ontem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O procurador-geral explica que sua dúvida em torno do destino final do depoimento tem relação com a capilaridade do esquema criminoso operado por Marcos Valério, condenado a mais de 40 anos de prisão pelo Supremo.
De acordo com Gurgel, em certos momentos do depoimento prestado em setembro à Procuradoria-Geral da República, Valério se refere a fatos que começam em determinado estado e o pagamento é realizado em outro.
- Isso gera uma perplexidade quanto ao local - disse.