Título: Dilma se reaproxima do PR e recebe ex-ministro que demitiu
Autor: Gama, Júnia
Fonte: O Globo, 08/02/2013, País, p. 4

Um ano e meio depois de perder o cargo de ministro dos Transportes, sob denúncias de corrupção na pasta, o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) teve ontem uma audiência de cerca de duas horas com a presidente Dilma Rousseff, a pedido dela, no Palácio do Planalto. Como antecipou O GLOBO, Alfredo Nascimento, que é o presidente do PR, e o líder na Câmara, Anthony Garotinho (RJ), foram chamados pela presidente para uma reunião de reaproximação, já que Dilma tenta viabilizar o nome do senador Blairo Maggi (PR-MT) para uma vaga na Esplanada e, assim, levar o PR de volta à base aliada.

Ontem, Dilma não falou em ministério, mas marcou para março novo encontro sobre ocupação de espaço do PR no governo.

Em uma conversa descontraída, em que esteve presente também o senador Antônio Carlos (PR-SP), Dilma teria afirmado que deseja voltar a ter o PR como aliado. Porém, sabendo das resistências do partido ao nome de Maggi, a presidente negou aos parlamentares que tenha convidado o senador para ocupar um ministério.

Pouco depois do encontro, Garotinho postou em seu blog um texto sob o título "Reunião com Dilma foi marcada por recordações e descontração", em que relata momentos de ternura e afinidades: "A conversa estava tão gostosa que em determinado momento o senador Alfredo Nascimento disse: "Garotinho, vamos tratar dos assuntos partidários". Nisso, foi interrompido pela ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que brincou: "Calma, Alfredo, eles ainda estão na sessão remember". O senador deu muitas risadas".

Garotinho conta que relembrou com a presidente "muitas histórias" do período em que ambos militaram juntos no PDT, e afirmou que Dilma estava "muito bem humorada" e "num dia de alto astral": "Perguntou por Rosinha, pelas crianças, e até me recomendou ler o livro Getúlio: "Garotinho você precisa ler!"". No blog, negou que tenha conversado sobre ministério ou que tenham sido feitos pedidos de cargos ou "qualquer tipo de negociação", mas relata que, ao final, Dilma disse a Nascimento que o seu governo "tem todo o desejo de estreitar relações com o PR, e que isso acontecerá no momento apropriado".

Pela manhã, antes de ir para o Planalto, Garotinho deixou claro que o PR também quer uma vaga na Esplanada:

- Queremos definir se somos da base ou se somos oposição. Somos políticos. O PT tem ministério, o PMDB tem ministério.

As principais resistências à ida de Blairo para um ministério estão no próprio partido, que deseja um nome "mais orgânico" para representar a legenda. A pasta de Agricultura ou a de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior são cogitadas para o PR, desde que o nome da legenda seja Blairo Maggi que, só esta semana, teve dois encontros com a presidente.