Título: Sua Excelência, o ex-presidente
Autor: Amado, Guilherme
Fonte: O Globo, 09/02/2013, País, p. 4

O ex-presidente da Câmara Marco Maia (PT-RS) provocou uma onda de insatisfação na Casa, nos últimos dias, ao desalojar parte da equipe da Secretaria de Comunicação para instalar seu novo gabinete em um espaço próximo ao plenário e aos escritórios das lideranças, como adiantou a coluna Panorama Político. Valendo-se de um privilégio previsto no regimento interno, que permite aos ex-presidentes escolherem seus gabinetes, Maia determinou uma série de obras, todas pagas pela Câmara, para que quatro salas da redação do portal de notícias, onde trabalhavam 20 pessoas, sejam transformadas em uma área de cerca de 50 metros quadrados para ele e sua equipe.

A definição de onde cada deputado vai ficar é feita por sorteio, no começo da legislatura. Devido a um ato da Mesa Diretora de 2006, na gestão do presidente Aldo Rebelo (PCdoB), ex-presidentes não precisam participar do sorteio e podem escolher o gabinete que vão ocupar. Não satisfeitos, os ex-presidentes têm escolhido não só o gabinete, mas o lugar em que querem ficar.

Maia não foi o primeiro. Arlindo Chinaglia (PT-SP) já havia remanejado servidores de uma área da Secom para construir seu gabinete de ex-presidente em uma área próxima ao plenário e à chapelaria, um dos acessos mais usados na Câmara. A indignação de servidores com Maia, no entanto, foi maior, pelo modo supostamente intempestivo com que teria escolhido o local de seu novo gabinete.

- Ele chegou num dia, olhou o lugar, conheceu cada detalhe da sala e não conversou com ninguém. No dia seguinte, soubemos que deveríamos sair para ele quebrar as paredes e ficar aqui - criticou um servidor.

Além da construção de um banheiro privativo, serão trocadas portas e a mobília. Passado o carnaval, tudo deve estar pronto para receber Sua Excelência, o ex-presidente.