Título: Título atrelado à inflação ganha atenção de investidores
Autor: Neto, João Sorima
Fonte: O Globo, 09/02/2013, Economia, p. 21

A perspectiva de alta da inflação levou investidores a procurarem proteção nas Notas do Tesouro Nacional- série B, título público que oferece como remuneração a variação do IPCA mais uma taxa real de juro prefixada na hora da compra. Em janeiro, de acordo com a Anbima, o total negociado de NTN-Bs foi de R$ 96,9 bilhões, uma média diária de R$ 4,4 bilhões, o maior volume mensal já registrado com esses papéis. Segundo dados do Tesouro Direto, as NTN-Bs representaram 67% de todas as vendas em 2012.

- Mesmo após 15 anos de controle da inflação, o brasileiro na faixa dos 40, 45 anos tem a memória inflacionária e busca proteção. E o investidor mais jovem acostumado a juros altos busca um ganho real - diz Ricardo Pinto Nogueira, da corretora Souza Barros.

Do total negociado, 64% foram de títulos que vencem entre um e cinco anos e oferecem bom rendimento sempre que o movimento da taxa básica de juros é de queda.

- Os papéis que têm vencimento em 2019 oferecem juro real de 3,62% ao ano mais o IPCA. É um ganho real muito bom - afirma Amerson Magalhães, diretor do Easynvest.