Título: Telefonia móvel: 1 milhão de reclamações no ano passado
Autor: Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 16/02/2013, Economia, p. 26

A telefonia móvel está no topo das reclamações de usuários encaminhadas à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de janeiro até novembro de 2012. Das 2,158 milhões de reclamações recebidas pela central de atendimento da agência, 1,040 milhão (ou 48,18%) de queixas referem-se a serviços prestados pelas empresas de celular.

O segundo serviço com mais queixas entre janeiro e novembro do ano passado foi a telefonia fixa. Foram 634 mil, ou 29,42% do total. Logo depois aparece a banda larga com 271 mil queixas (12,54% do total), seguida pela TV por assinatura, com 164 mil reclamações, ou 7,64% do total. O erro em conta é uma reclamação comum dos usuários de todos os serviços. Em novembro do ano passado, ele foi o principal problema apontado por 40,02% (44.342) dos clientes de telefonia móvel, seguido de serviços adicionais, entre eles banda larga e mensagens, com 9,24% das queixas (10.235); pedidos de reparos não atendidos, com 5,99% (6.635); atendimento, com 5,63% (6.241); e planos de serviço, com 5,36% (5.939). Serviços não realizados (e cancelados) foram responsáveis por 5,12% das reclamações (5.672); problemas com o cartão pré-pago, por 4,41% (4.892); habilitação, 4,43% (4.798); bloqueios, 4,19% (4.644); e promoções, 3,27% (3.623).

Em novembro de 2012, os três principais problemas que os clientes de banda larga enfrentaram foram com os pedidos de reparo não atendidos - as queixas chegaram a 14.141. Já os erros em conta geraram 4.669 reclamações, e os problemas de instalação, 3.649. No caso da TV por assinatura, as reclamações sobre os erros em conta lideram o ranking e chegam a 6.337; os pedidos de cancelamento somam 3.249, e as solicitações de reparo não atendidas chegam a 2.038. No caso da telefonia fixa, os problemas com os erros nas faturas lideraram as queixas: 19.522 em novembro do ano passado, seguidos pelos pedidos de reparo não atendidos (18.954); e pela falta de instalação de acessos individuais (3.907).