Título: Santa Catarina registra novos ataques
Autor: Perboni, Juraci
Fonte: O Globo, 19/02/2013, País, p. 8

Em 20 dias já são 111 ações criminosas em 35 municípios do estado

Apesar da presença dos homens da Força Nacional de Segurança para conter a onda de atentados em Santa Catarina, quatro novos ataques aconteceram na noite de domingo e madrugada de ontem no estado: três ônibus e dois carros foram incendiados, enquanto tiros atingiram uma base policial. Em 20 dias já são 111 ocorrências em 35 municípios. Para tentar desarticular a ação dos criminosos, 40 chefes de uma facção foram transferidos para presídios federais no sábado, e outros 110 integrantes da mesma facção foram remanejados domingo para cadeias do próprio estado, de acordo com o Departamento de Administração Prisional (Deap).

- O remanejamento foi necessário para cortar a comunicação entre esses detentos e as pessoas de fora dos presídios - disse um assessor do Deap.

Ontem, a Polícia Civil conseguiu prender mais um integrante da facção que comanda os atentados no estado. O criminoso recebeu o benefício de deixar a cadeia por sete dias para visitar a família, mas aproveitou o período para participar de ataques a ônibus e a unidades policiais, segundo informou o diretor da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), Laurito Akira Sato.

Os homens da Força Nacional devem ficar no estado por 90 dias, segundo publicação no Diário Oficial da União. Eles ajudaram na transferência dos presos e começaram a fazer um pente fino nas cadeias em busca, principalmente, de celulares, armas e drogas.