Título: Pane em sistema da PF afeta emissão de passaporte
Autor:
Fonte: O Globo, 26/02/2013, País, p. 9

O sistema de computação da Polícia Federal (PF) sofreu uma pane ontem de madrugada e só voltou ao normal no início da tarde, o que afetou a emissão de passaportes na maioria dos estados. No estado do Rio, a emissão e a retirada do documento foram suspensas. O problema, de acordo com a PF, foi provocado pela forte chuva que atingiu Brasília anteontem à noite. Outros sistemas, como o de consulta a antecedentes criminais, também foram afetados.

Por volta das 12h30m, a PF informou que o sistema voltou a funcionar. Pessoas com atendimento agendado para a manhã de ontem foram orientadas a voltar ao longo da semana com o comprovante do agendamento. Segundo a PF, não houve tumultos nos postos. No Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, onde funciona o maior posto do estado, algumas pessoas preferiram esperar a resolução do problema.

Só este ano, é a terceira vez que a emissão de passaportes fica suspensa por problemas no sistema da PF. A média diária de atendimento em todo país, segundo a PF, é de 8 mil pessoas. Em janeiro, a indisponibilidade de um equipamento em Brasília afetou duas vezes os sistemas de informática do órgão em todo o país.

No dia 16 de janeiro, o problema foi causado por uma falha operacional no sistema de internet e só foi retomado no dia seguinte. No dia 24 de janeiro, segundo a PF, houve falha em um equipamento em Brasília. O atendimento só foi integralmente restabelecido dois dias depois.

Em São Paulo, o ator e produtor André Pires conseguiu retirar o documento logo após o sistema voltar a operar. Ele ficou aliviado, pois tem urgência para retirar o passaporte porque precisa dar entrada no visto americano:

- Minha viagem a Los Angeles é profissional e será no dia 20. A viagem foi repentina, por isso tudo foi feito em cima da hora. Pena estar sempre nas mãos de um sistema que não funciona.