Título: Dilma prestigia convenção do PMDB, que também terá mensagem de Lula
Autor: Bruno, Cássio
Fonte: O Globo, 02/03/2013, País, p. 3

O vice-presidente Michel Temer será reconduzido hoje à presidência nacional do PMDB em convenção que será prestigiada pela presidente Dilma Rousseff e terá mensagem de apoio do ex-presidente Lula, mas também contará com atos de diretórios regionais do partido cobrando apoio do PT a seus candidatos nos estados. Dilma e Temer vão discursar alinhados, destacando a parceria nacional de PMDB e PT e sinalizando para a manutenção da aliança em 2014, o que não significa que a coligação e as condições em que ela se dará estão garantidas. Essa definição só ocorrerá no ano que vem, levando em consideração, especialmente, a situação econômica do país e outras candidaturas presidenciais, além dos acordos regionais entre as duas legendas.

Profundo conhecedor da instabilidade do humor de seu partido, Temer agiu para evitar que a presidente passe qualquer constrangimento enquanto estiver na convenção. Dilma deve chegar por volta de 11h, acompanhada das ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Helena Chagas (Comunicação Social), e será imediatamente chamada a compor a mesa e fará uma breve saudação aos convencionais. No discurso, vai valorizar a parceria entre PT e PMDB, além de destacar a importância do apoio das bancadas do PMDB na Câmara e no Senado aos projetos do governo.

Temer vai falar de improviso. Fará um discurso para o público interno, destacando a unidade do PMDB, cuja trajetória é marcada pela divisão. Ressaltará o papel da sigla para garantir a governabilidade e a estabilidade do governo Dilma, citando que o partido é o maior da base aliada e comanda o Congresso. Esse é o "script". Mas encontro do PMDB sempre pode gerar surpresas, inclusive as desagradáveis.

As citações a Renan devem ser seguidas de aplausos mais que protocolares, como uma manifestação de solidariedade e protesto contra a proposta de iniciativa popular, difundida na internet, que tenta lhe tirar do comando do Senado. Ontem, o PMDB Jovem fez ato de apoio ao presidente do Senado, com palavras de ordem de apoio a ele e a outros caciques do partido: "Sarney, herói do povo brasileiro" (Sarney não estava); e "Renan é nosso amigo, mexeu com ele, mexeu comigo".

Em discurso, o atual presidente do PMDB Jovem, Gabriel Souza, disse que a juventude teria que fazer um mea culpa por não ter ido às ruas defender Renan. No evento, ganhou destaque também o novo presidente do PMDB Jovem, Marco Antonio Cabral, filho do governador Sérgio Cabral, que mereceu elogios de Michel Temer ( Luiza Damé, Isabel Braga, Júnia Gama e Maria Lima )