Título: Especialistas defendem revisão dos índices
Autor: Ordoñez, Ramona; Rosa, Bruno
Fonte: O Globo, 01/03/2013, Economia, p. 33
Especialistas do setor de energia defendem a necessidade de se rever os índices mínimos de conteúdo local na atividade petrolífera. Emerson Leite, chefe da área de análise de ações do Credit Suisse First Boston, destacou que o pedido de redução de conteúdo local pela Petrobras revela a dificuldade que os fornecedores têm para atender a demanda. Para Leite, o elevado índice de nacionalização acarreta maiores custos e dificuldades para a Petrobras executar os projetos nos prazos previstos.
- Não adianta ter metas inatingíveis que acabam se revertendo contra a Petrobras. A política de conteúdo local precisa ser aprimorada. Ninguém questiona o espírito da política, mas o mecanismo de incentivos versus penalidades e de prazo versus custo precisa ser calibrado. Do jeito que está, já se tornou um gargalo.
Produção em queda
Wagner Freire, ex-diretor da Petrobras, lembra que a posição da estatal é importante, pois a falta de capacidade da indústria local para atender à demanda implica em custos maiores e em atrasos na entrega de equipamentos:
- É tudo isso que está em jogo. O conteúdo local tem que ser revisto. É possível ter uma maior previsibilidade e, com isso, analisar o mercado nacional e ver a sua capacidade.
A produção de petróleo da Petrobras atingiu 1,96 milhão de barris/dia em janeiro, quase 7% menor em relação ao mesmo mês de 2012, e 3,3% menos em relação a dezembro de 2012.