Título: Secretária britânica quer impor vistos
Autor: Oswald, Vivian
Fonte: O Globo, 06/03/2013, País, p. 7

No momento em que o Reino Unido se esforça para estreitar as relações comerciais com o Brasil, a secretária de Interior, Thereza May, desafia os colegas no governo britânico e tenta acabar com a isenção de vistos para brasileiros que permaneçam no país por até seis meses. O assunto teria sido levado por ela ontem à reunião do Conselho de Segurança Nacional. Procurada pelo GLOBO, a Secretaria do Interior afirmou que não comenta discussões do colegiado.

O vazamento da informação surpreendeu o governo brasileiro. Apesar da iniciativa da secretaria, o Brasil recebeu mensagens de apoio de autoridades britânicas e o esclarecimento de que o tema foi discutido numa reunião periódica de revisão, e que o país não era o único afetado. Ontem, a embaixada britânica negou a intenção de passar a exigir vistos: "O Brasil é um parceiro importante para o Reino Unido e estamos investindo bastante em nossos laços diplomáticos e econômicos. Atualmente, não temos planos de impor ao Brasil um regime de vistos", disse, em nota.

Integrantes do Foreign Office, a Secretaria de Relações Exteriores do Reino Unido, disseram a autoridades brasileiras que não têm interesse em mudar o memorando de entendimento previsto para a entrada de pessoas nos dois países, em vigor desde 2009. O documento mantém dois agentes de imigração britânicos em Brasília e um policial federal brasileiro em Londres. O Foreign Office afirmou que não comenta assuntos da Secretaria do Interior.

Thereza May é vista como uma voz solitária no governo. Mesmo assim, preventivamente, a Câmara de Comércio Brasil- Inglaterra e a Anglo-Brazilian Society devem publicar um texto conjunto opondo-se à iniciativa, que deve contar com a assinatura do deputado situacionista Robert Halfon, presidente do grupo interpartidário para o Brasil. Ironicamente, a secretária britânica não cita a intenção de impor vistos a argentinos, com quem a Inglaterra vive às turras.

Especialistas afirmam que a iniciativa de May pode ter relação com o fim das restrições, a partir deste ano, à entrada de búlgaros e romenos na Inglaterra, em função do ingresso desses dois países na União Europeia. Isso deverá aumentar o fluxo de imigrantes para o Reino Unido.

- A reação viria contra uma população que não tem proteção prevista pela UE - disse um especialista que acompanha o assunto.