Título: No Rio, 16,6% têm nível satisfatório na matéria
Autor: Roxo, Sérgio
Fonte: O Globo, 07/03/2013, País, p. 8

Somente 16,6% dos alunos do Rio concluem o ensino médio com aprendizado satisfatório em matemática, de acordo com a pesquisa do Todos Pela Educação divulgada ontem. Mesmo assim, esse número deixa o estado em primeiro lugar na comparação com as outras unidades da federação. O índice é superior à média nacional, mas abaixo da meta para o estado, que era de 20,4%. Em português, 38,1% dos estudantes fluminenses saem da escola sabendo o esperado, superando a meta de 33,8%.

Quando se observa, separadamente, o desempenho das escolas públicas nessa pesquisa, o resultado é pior: apenas 8,9% dos estudantes da rede estadual saíram de seus colégios com aprendizado satisfatório em matemática no ano de 2011. Em português, a situação é menos crítica: 28,9% se formaram no ensino médio sabendo o adequado.

O mau desempenho em matemática aparece já nos resultados do 9º ano do ensino fundamental da rede pública. Apenas 13,6% terminaram esta etapa sabendo o adequado, enquanto 25,1% atingiram as expectativas de aprendizagem em português. No 5º ano, 40,9% estavam no nível adequado em português e 38,2% tiveram o desempenho esperado em matemática.

Mesmo assim, a situação do ensino médio público do Rio em matemática aparece em segundo lugar na comparação com outros estados do país. Só fica atrás de Minas Gerais, onde 9,7% dos estudantes saíram da escola com aprendizado adequado. Mato Grosso do Sul lidera em português, com 32,3% de proficiência. Nessa disciplina, o Rio está em sexto.

O subsecretário de Gestão do Ensino da Secretaria estadual de Educação, Antonio Neto, avalia que o quadro da matemática é crítico em todo o país. Como medidas para combater o déficit de aprendizagem, ele destaca que o governo tem feito avaliações diagnósticas bimestrais. De acordo com Neto, a rede estadual também atua no combate ao abandono e à repetência, além de realizar aulas de reforço. Em 2010, 60 mil estudantes tinham aula de reforço. Hoje, são 160 mil, segundo o órgão, que planeja fechar 2013 com 260 mil.

- Identificamos as lacunas de aprendizagem dos alunos e fizemos um material de reforço. Muitos estão desestimulados porque não conseguem aprender. Vamos avançar conforme o ensino fundamental apresentar melhora de performance. O Rio apresentou a segunda maior evolução no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) no país, mas ainda estamos em patamares que não são os adequados - comenta Neto.

Para a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, o ensino de matemática é "o grande gargalo do Brasil". Em 2009, a secretaria fez uma parceria com a UFRJ para capacitar os professores da disciplina. O órgão também aposta em aulas digitais criadas pelos próprios docentes da rede.

-Tivemos um desempenho muito ruim na Prova Brasil de 2007. Avançamos, mas não dava para dar um salto tão grande. Essas crianças acumularam atrasos - diz Claudia.

"Não é motivo de celebração"

Em relação à edição anterior da pesquisa do Todos Pela Educação, o ensino médio da rede pública do Rio subiu 3,9% no aprendizado satisfatório de matemática. Já em português, a melhora foi de 10,9%.

Segundo Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos pela Educação, na análise geral dos dados, escolas privadas de excelência puxaram o resultado para cima.

- O Rio vem melhorando acima da média nacional, mas é triste que o melhor desempenho do país em matemática seja 16,6%. É um patamar muito baixo, não é motivo de celebração - diz Priscila.