Título: Só 10% dos estudantes sabem matemática ao sair da escola
Autor: Roxo, Sérgio
Fonte: O Globo, 07/03/2013, País, p. 8

Só um em cada dez alunos do 3º ano do ensino médio, ou seja, o último antes do ingresso na universidade, teve desempenho adequado em matemática em 2011. Relatório do Movimento Todos pela Educação, divulgado ontem, revela que o percentual de 10,3% não só ficou muito abaixo da meta, de 19,6%, como piorou em relação aos 11% alcançados em 2009.

O resultado mostra estagnação no nível de aprendizagem dos estudantes do ensino médio em matemática. O novo índice também é menor do que o de 2005, que foi de 11%.

- Isso é uma tristeza. Quer exclusão maior do que aluno não saber o que deveria saber? Eles vão ter problemas com emprego e com continuidade do estudo no acesso ao ensino superior. Ou seja, estamos fazendo um funil. Se o aluno não aprende matemática, tem uma série de coisa que ele não vai fazer depois - afirma Katia Smole, doutora em educação na área de matemática.

A situação no 9º ano do ensino fundamental não é muito melhor: só 16,9% dos estudantes apresentaram nível de aprendizagem adequado em matemática, bem menos do que os 25,4% esperados.

O relatório "De olho nas metas" mostra também que o Brasil está a passos lentos no ensino de língua portuguesa. O percentual de estudantes do 3º ano do ensino médio que apresentaram aprendizado adequado da disciplina foi de 29,2%, abaixo da meta de 31%. Em relação ao ensino fundamental, os percentuais registrados entre os alunos do 5º ano e do 9º ano foram, respectivamente, de 40% e de 27%, ainda aquém da expectativa de 42,2% e 32%.

Em matemática, o quadro é um pouco melhor no início do ensino fundamental. O percentual dos alunos do 5º ano com nota adequada em matemática foi de 36,3%, índice superior à meta de de 35,4%.

O relatório também aponta grande variação no desempenho do alunos por estado. Alagoas foi citado pela diretora-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, como exemplo de baixos indicadores. O estado tem o menor percentual de estudantes com desempenho adequado em português tanto no 3º ano do ensino médio (empatado com o Maranhão), com 15,4%, quanto no 9º ano do ensino fundamental, com 13,4%. Já a cidade de Itamarati, no Amazonas, teve 78% dos alunos do 9º ano do ensino fundamental com aprendizado adequado de matemática. O Todos pela Educação pretende investigar as escolas com bom desempenho para verificar se as experiências podem ser adotadas em outras regiões.

Os indicadores educacionais sobre o nível de aprendizagem adequado fazem parte de uma das cinco metas estabelecidas pelo Todos pela Educação em 2006: toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos; todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano; todo jovem com ensino médio concluído até os 19 anos; e investimento em educação ampliado.

As metas devem ser atingidas até 2022, ano do bicentenário da Independência do país, mas, para verificar se até lá os esforços estão surtindo efeito, o Todos pela Educação (formado por educadores, organizações sociais, pesquisadores, empresários e gestores públicos) criou metas anuais. O relatório é baseado em dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação, e do IBGE.

Escolhida a meta número um pelo Todos pela Educação, o acesso à escola também ficou abaixo das expectativas. Em todo o país, a conclusão é que 92% das crianças e jovens de 4 a 17 anos estão estudando - a expectativa para 2011 era que 94,1% estivessem matriculados. O percentual indica que três milhões crianças e jovens estão fora da escola no Brasil.

O Ministério da Educação (MEC) reconhece que há problemas no nível de aprendizado no ensino médio. Medidas para reverter esse quadro estão sendo discutidas com as secretarias estaduais de Educação, segundo o ministério.