Título: José Dirceu pede autorização ao STF para ir ao funeral de Chávez
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 07/03/2013, Mundo, p. 30

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu pediu ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para comparecer ao enterro de Hugo Chávez, na Venezuela. Dirceu foi condenado no processo do mensalão e, proibido de deixar o país, foi obrigado a entregar o passaporte ao tribunal. O pedido será analisado pelo presidente da Corte, o ministro Joaquim Barbosa.

A defesa de Dirceu argumentou que a decisão o proíbe de sair do país sem o prévio conhecimento do tribunal. Os advogados fizeram o pedido "em caráter de urgência", já que o enterro será na próxima sexta-feira, afirmando que Dirceu era amigo de Chávez. Eles disseram ainda que, caso a autorização seja concedida, Dirceu estaria de volta ao Brasil 24 horas depois do enterro. Ontem à noite, o STF informou que Barbosa ainda não tinha lido a petição.

Discussão no plenário

No Senado, a discussão sobre um voto de pesar pela morte de Chávez virou motivo para um bate-boca no plenário. O requerimento pedindo a homenagem foi apresentado pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Ricardo Ferraço (PMDB-ES), e causou reação de senadores da oposição.

Aloysio Nunes (PSDB-SP) se negou a assinar o documento. Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) argumentou então que era o voto de pesar pela morte de um amigo, e Nunes retrucou:

- Não sou amigo de ditadores, meu amigo. Vossa Excelência também não é.

Apesar das manifestações contrárias, o voto foi aprovado.

À noite, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou no YouTube um vídeo de seis minutos sobre sua relação com Chávez. Entre vários elogios, Lula destacou a atenção do venezuelano aos mais pobres.