Título: Lula pede calma à oposição
Autor: Mello, Alessandra
Fonte: Correio Braziliense, 22/10/2009, Política, p. 7

Em visita a Minas Gerais, presidente rebate acusações de antecipar campanha para Dilma Rousseff em inaugurações de obras do PAC

Aécio Neves, Lula e Dilma Rousseff na prefeitura de Belo Horizonte: obras do Minhas Casa, Minha Vida e projeto de inclusão social

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu calma à oposição, que, segundo ele, anda ¿nervosa¿ por causa das inaugurações de obras federais que ele tem feito nos últimos dias. O PSDB, o DEM e o PPS acusam o presidente de estar usando os eventos como desculpa para fazer campanha eleitoral antecipada para a pré-candidata do PT, a ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil. Anteontem, os três partidos representaram contra Lula e Dilma alegando que ambos têm usado a estrutura administrativa para promover a campanha dela fora do período eleitoral.

¿É a primeira vez na vida que vejo alguém ficar nervoso por isso. Eu, quando era oposição, ficava com raiva por não ter o que inaugurar¿, disse o presidente. Segundo ele, a oposição precisa ter calma, pois o governo federal ainda nem começou a consagrar todos os feitos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). ¿Ainda tem muita coisa para acontecer¿, alertou Lula. Ele, que participa de uma maratona de visitas em cinco cidades mineiras, ainda alfinetou os opositores dizendo que antes ninguém reclamava porque não tinha nada para expor. ¿Ficava todo mundo em Brasília vendo o tempo passar¿ porque não tinha nada para mostrar para a população.

A declaração foi feita durante solenidade na sede da prefeitura de Belo Horizonte, onde, ao lado da ministra, ele assinou contratos para obras do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida e inaugurou serviço de inclusão digital patrocinado pelo Ministério das Comunicações em parceria com a administração da cidade.

Viagem continua hoje

Juntos, Lula e a ministra falaram durante quase 60 minutos, sempre interrompidos por gritos de ¿Dilma presidente¿. A ministra disse que a meta do governo é terminar 2010 com, pelo menos, um milhão de moradias entregues ou já em fase de edificação.

¿Estamos realizando um dos maiores programas de construção de moradia do mundo¿, destacou a ministra. O ministro das Cidades, Márcio Fortes (PP), pasta responsável pelo Minha Casa, Minha Vida, também fez questão de associar Dilma Rousseff ao programa habitacional. Segundo ele, Dilma é ministra da Casa Civil, ¿mas é também do Minha Casa, Minha Vida¿. Disse ainda que, atendendo determinações dela, o prazo para a conclusão do programa , lançado em março, foi reduzido de 33 para 11 meses.

Hoje pela manhã, Lula segue para Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, onde participa da inauguração da Usina de Baguari, que conta com investimentos do governo federal e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). O governador Aécio Neves acompanhará o presidente apenas até a próxima cidade. Depois, Lula viajará para o Triângulo Mineiro, onde visitará as cidades de Uberlândia e Uberaba. Nas duas, ele inaugurará trechos rodoviários e assinará ordem de serviço para o programa Minha Casa, Minha Vida. Ontem, Lula ainda visitou Ouro Preto, onde lançou o PAC das cidades históricas, que prevê investimentos para a recuperação dos municípios que possuem bens tombados pelo patrimônio histórico. (AM)