Título: Ibope: 74% dos brasileiros querem saída de Renan
Autor:
Fonte: O Globo, 09/03/2013, País, p. 4
Pesquisa encomendada pela rede campanhas globais Avaaz ao Ibope mostra que 74% dos brasileiros gostariam que o Senado exigisse a renúncia de seu presidente, Renan Calheiros (PMDB-AL). A pesquisa ouviu mil pessoas entre 3 e 4 de março. E 68% dos entrevistados disseram que provavelmente não votariam em um senador se descobrissem que ele apoia o peemedebista.
Eleito em janeiro para suceder a José Sarney (PMDB-AP), Renan foi denunciado pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ao STF por peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso. Em fevereiro, petição online com 1,6 milhão de assinaturas pelo impeachment de Renan foi entregue no Senado.
Para o advogado Pedro Abramovay, diretor da Avaaz, a insatisfação com Renan pode criar embaraços agoverno federal.
- A onda de oposição contra Renan Calheiros está se transformando em tsunami. Chegou a hora de os senadores forçarem a renúncia dele antes que a enchente de indignação da opinião pública danifique mais a reputação do governo.