Título: Manifestantes fecham BR-101 em Campos durante parte do dia
Autor: Corrêa, Marcello
Fonte: O Globo, 09/03/2013, Economia, p. 27

A BR-101, que liga o Norte do Estado do Rio à capital, foi fechada ontem de manhã na altura de Campos, em mais um protesto contra a derrubada do veto da presidente Dilma Rousseff à redistribuição dos royalties. A pista foi ocupada no distrito de Uruaí por mais de cem pessoas que fizeram barricadas de pneus queimados e terra, provocando congestionamento de mais de 15 km em ambos os sentidos.

Prefeitos de cidades da Região dos Lagos, como Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo, afirmam que a falta de recursos do petróleo terá reflexos no meio ambiente, com a paralisação da despoluição da Lagoa de Araruama e invasões em áreas de preservação. Recolhimento de lixo, segurança, saúde e educação também serão afetados. E haverá impacto no turismo.

O secretário de Ambiente, Carlos Minc, anunciou ontem, em São Pedro da Aldeia, investimentos de R$ 33 milhões em obras de saneamento. Segundo Minc, investimentos ambientais ficam comprometidos porque o Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano tem verba dos royalties. No Rio, a despoluição da Baía da Guanabara e das lagoas de Jacarepaguá e da Barra pode ser afetada.