Título: Justiça argentina fecha refinaria da Petrobras
Autor: Haidar, Daniel
Fonte: O Globo, 09/03/2013, Economia, p. 29

A Justiça argentina determinou na quinta-feira o fechamento da refinaria da Petrobras Dr. Ricardo Eliçabe, em Bahía Blanca, devido a problemas ambientais e irregularidades em seu licenciamento. Na manhã de ontem, a petroleira, que recorreu da decisão judicial, começou a desativar a unidade. A paralisação deve ser concluída na segunda-feira.

- A ordem foi emitida porque não há comprovação de que a Petrobras tenha o certificado de aptidão ambiental do estabelecimento e a permissão para emitir efluentes gasosos na atmosfera - explicou a secretária do 2º Juizado Civil de Bahía Blanca, Rosana Bolatti.

Em nota, a Petrobras alega que "cumpriu com todas as exigências das autoridades competentes e opera observando as normas ambientais vigentes".

O pedido de interdição veio dos moradores de Bahía Blanca, cidade portuária no Sul da província de Buenos Aires, onde a refinaria está instalada. A estatal negocia a venda da unidade - que tem capacidade para produzir 31 mil barris de óleo equivalente (boe) por dia, ou 5% da capacidade do país - e de outros ativos na Argentina para a empresa local Oil Combustibles, afirmou uma fonte da Petrobras.

DOIS ACIDENTES EM 15 DIAS

A Justiça também cobra o cumprimento de um plano de readequação imposto à empresa em 2011. Este ano, a refinaria sofreu dois acidentes em menos de 15 dias. O primeiro foi uma explosão, que deixou um morto e obrigou a Petrobras a fechar a unidade por uma semana. Dias depois, um incêndio interrompeu as atividades.