Título: Três nomes já disputam comando da Procuradoria
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 12/03/2013, País, p. 3

Se seguir tradição, escolha de Dilma será pelo mais votado

A Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR) abriu ontem o período de inscrições de candidaturas a procurador-geral, um dos cargos mais importantes da República. Três subprocuradores já se inscreveram: Rodrigo Janot, Débora Duprat e Sandra Cureau. Esta deverá ser uma das mais tensas disputas ao cargo de procurador-geral das últimas décadas. Os candidatos têm perfis moderados e disputam a vaga em um momento delicado da Procuradoria Geral da República (PGR).

O atual procurador-geral, Roberto Gurgel, é alvo de críticas internas e externas e, como se não bastasse, o MP se vê ameaçado pelo crescente apoio parlamentar à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que retira da instituição o poder de investigar.

O prazo para as inscrições se encerra na sexta-feira. A escolha dos nomes da lista tríplice, com o voto direto de todos os integrantes do Ministério Público, está marcada para 17 de abril. Até lá, a ANPR deverá promover pelo menos dois debates com os candidatos, em Brasília e São Paulo. O mandato do atual procurador-geral se estende até julho.

Os nomes dos três primeiros colocados são encaminhados para a escolha da presidente. Dilma poderá indicar qualquer um dos três. Mas, se seguir a tradição criada pelo ex-presidente Lula, a escolha recairá sobre o nome mais votado.