Título: O grande desafio é restabelecer o diálogo
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 12/03/2013, País, p. 3

Opositor de Gurgel, ele defende um grupo de combate à corrupção e aproximação com outros poderes

Por que o sr. quer ser procurador-geral?

Depois de quase 30 anos de MP, eu acho que eu posso contribuir um pouco mais com a instituição antes de me aposentar. Tenho um know-how adquirido que, eu acho, pode aprimorar os serviços públicos da instituição, os serviços públicos que a gente presta.

Quais seriam suas prioridades?

Prioridade um é restabelecer o diálogo. A instituição hoje passa por um período de isolamento institucional e isso não é bom para ninguém. O grande desafio é restabelecer o diálogo com órgãos e os poderes da República. Segundo é dar uma organização ao trabalho de maneira que o resultado de nossa atividade possa ser mais sentido pelo público, pelo contribuinte que nos paga.

Que peso o combate à corrupção teria na sua administração e como isso seria feito?

A corrupção é um câncer, uma praga que atinge a sociedade brasileira. O dinheiro que sai pela corrupção é o dinheiro que falta para a Saúde, para a Educação, para Infraestrutura. A maneira que a gente pode melhorar esse combate (à corrupção) é melhorar os serviços de investigação encima dos fatos que mereçam isso. E definir prioridades: qual é (o tipo de) corrupção que nós podemos e queremos combater no momento.