Título: Esta instituição vem perdendo credibilidade
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 12/03/2013, País, p. 3

Defensora de direitos indígenas, ela diz que Ministério Público perdeu fôlego e precisa ser reerguido

Por que o sra. quer ser procuradora-geral?

Eu entrei no Ministério Público Federal em 87. Nós estávamos em pleno processo Constituinte. Sou uma dessas pessoas que entrou incumbida de fazer essa passagem do Ministério Público antigo para um Ministério Público cheio de novas atribuições. Um MP que, no exercício destas atribuições, realizou todo o meu sonho profissional. Só que esta instituição, por várias razões, vem perdendo espaço, credibilidade e até fôlego. Eu sonho em recuperar aquele Ministério Público cheio de projetos, de sonhos. Os desafios que nós temos ainda são enormes. É preciso recuperar essa vontade de atuar em várias vertentes e ter por norte a possibilidade das transformações que a sociedade tanto precisa.

Quais seriam suas prioridades?

Tenho prioridades de várias naturezas: institucional, que eu distribuiria tanto em matéria penal como em direitos humanos. E uma prioridade de reerguer a instituição.

Que peso o combate à corrupção teria na sua administração e como isso seria feito?

Um peso absolutamente enorme porque eu acho a corrupção um dos fatores que minam todos os projetos de transformação da sociedade. Todas as políticas públicas se veem seriamente comprometidas pela corrupção.