Título: Brasil faz 4º pedido a Mônaco sobre extradição de Cacciola
Autor: Valente, Gabriela
Fonte: O Globo, 13/03/2013, Economia, p. 23

O governo pediu pela quarta vez à Justiça de Mônaco uma extensão da extradição do ex-banqueiro Salvatore Cacciola. Desde 2010, as autoridades brasileiras fazem solicitações dessa natureza. Até agora, houve apenas troca de informações, mas nenhum requerimento teve uma resposta definitiva. Cada pedido feito pelo Brasil tenta incluir crimes diferentes no motivo da extradição, para que Cacciola seja julgado nos nove processos judiciais que coleciona na Justiça brasileira.

Segundo a assessoria do Ministério da Justiça, Cacciola está solto por causa da lei do Indulto de Natal. Ele foi beneficiado por um artigo que determina que condenados a penas superiores a oito anos que cumpriram metade do tempo de prisão e tenham mais de 60 anos devem receber o indulto. Com isso, de acordo com o ministério, o ex-banqueiro está livre, mas não pode deixar o país.

No pedido feito ontem, a Secretaria Nacional de Justiça quer incluir na motivação da extradição crimes como uso de documento falso, falsificação de documento particular e falsidade ideológica. O pedido de extradição original, que trouxe o ex-banqueiro ao Brasil, foi feito com base no delito pelo qual Cacciola havia sido condenado: crimes contra o sistema financeiro.

- Agora, todas as outras ações judicias dependem da extensão de extradição para que possam ter seguimento - lembrou o secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão.