Título: Um investimento na esperança
Autor: Couto, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 22/10/2009, Brasil, p. 18

Ministro da Saúde assina portarias que tentarão reduzir o tempo de espera nas filas

Na tentativa de reduzir a agonia das cerca de 63 mil pessoas que aguardam na fila de transplantes no Brasil, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, assinou ontem diversas portarias que têm a missão de melhorar o Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Entre as novidades, estão os reajustes dos valores pagos pelos procedimentos de retirada de órgãos (veja quadro) e a prioridade de menores de 18 anos para receber órgãos de doadores da mesma faixa etária. ¿As medidas anunciadas têm duas facetas: sensibilizar a população a se declarar doadora e, ao mesmo tempo, inovar em mecanismos que ampliem a capacitação de órgãos¿, afirmou Temporão, durante o anúncio no Rio de Janeiro.

Apesar de considerar as medidas positivas, o presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), Valter Garcia, diz que é preciso avançar mais. ¿Ainda esperamos que novas portarias autorizem o transplante de intestino e crie um seguro para os profissionais que trabalham no transporte dos órgãos e para os doadores vivos de órgãos (rins). Muitas dessas medidas anunciadas hoje (ontem) pelo ministro da Saúde são antigas reivindicações¿, lembra Garcia. ¿A nacionalização da prática de priorizar as crianças nos transplantes, que já ocorria em alguns estados, é essencial para padronizar o sistema¿, elogia.

Nos próximos dois anos, o ministério promete investir pelo menos R$ 24,1 milhões em transplantes. Uma das novidades anunciadas pelo ministro da Saúde é o transplante de pele, indicado para o tratamento de grandes queimaduras. ¿A retirada e o processamento de pele são procedimentos completamente novos no SUS (Sistema Único de Saúde)¿, destaca o secretário nacional de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame.

Os portadores de doenças transmissíveis, como as hepatites, passam a poder doar aos pacientes com a mesma enfermidade. Além disso, todas as crianças e adolescentes terão direito a se inscreverem na lista para um transplante de rim antes de entrar em fase terminal renal crônica e de indicação para diálise.

Para evitar irregularidades na fila dos transplantes, Valter Garcia diz que o ministério deve incluir nas próximas portarias a serem publicadas item que fiscalize o ato de doação de transplantes por pessoas vivas e que não são parentes dos pacientes. ¿Isso evitaria a venda de órgãos e faria a fila andar com mais rapidez, medida que poderia salvar muitas vidas¿, explica.

Colaboradores ganharão selos

Concomitante à assinatura das portarias, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou um plano nacional de implantação de organizações que procuram órgãos. A iniciativa será formada por equipes que atuarão em hospitais buscando facilitar a doação de tecidos. ¿O objetivo é agilizar e criar órgãos de assessoria técnica, distribuídos por todo o Brasil, para auxiliar os coordenadores hospitalares e os médicos intensivistas na identificação e manejo adequado nos casos de morte encefálica¿, afirmou a coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), Rosana Nothen.

As organizações que colaborarem serão agraciadas com o selo Organização Parceira dos Transplantes. ¿É uma forma de reconhecer esforços para o aperfeiçoamento do sistema¿, observa o secretário nacional de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame. As primeiras empresas contempladas com a certificação foram as companhias aéreas Gol-Varig, TAM, Webjet e NHT. (RC)