Título: Reino Unido não exigirá visto de brasileiros
Autor:
Fonte: O Globo, 14/03/2013, País, p. 5

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, confirmou ontem em sessão no Parlamento que turistas brasileiros vão continuar entrando no Reino Unido sem exigência de vistos. É a primeira vez que uma autoridade do país comenta aberta e oficialmente o tema.

- O Conselho de Segurança Nacional se reuniu recentemente para considerar temas de fronteiras e decidiu não impor vistos para os nacionais brasileiros - afirmou Cameron, em resposta à cobrança do deputado situacionista John Thurso durante a sessão semanal de perguntas na Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento britânico.

Ele destacou que o Reino Unido quer trabalhar com os brasileiros para reforçar a segurança de fronteira. Dados do governo britânico indicam que o Brasil é o quinto na lista dos dez principais países de origem de imigrantes ilegais, e o único entre eles que está dispensado de visto. Na semana passada, por insistência da secretária de Interior, Thereza May, a imposição de vistos a brasileiros entrou na pauta da reunião do Conselho de Segurança Nacional e foi rejeitada.

Nos bastidores da política britânica, teria pesado o argumento econômico. Neste momento, os ingleses tentam estreitar laços com o Brasil. Brasileiros estão no topo da lista dos principais turistas no Reino Unido, segundo dados do VisitBritain.