Título: Jornada pode sofrer mudanças de agenda
Autor: Autran, Paula; Wrede, Catharina
Fonte: O Globo, 14/03/2013, Especial, p. 11

A eleição do novo Papa, o argentino Jorge Mario Bergoglio, deve provocar alterações na agenda da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) - maior evento católico direcionado a jovens, cuja 28ª edição acontece no Rio, de 23 a 28 de julho. A afirmação é do vice-presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ, dom Antônio Augusto. Segundo ele, os organizadores brasileiros da JMJ vão sugerir ao novo Papa um calendário mais extenso na visita à cidade.

- Vamos a Roma na primeira oportunidade para conhecer o novo Papa, convidá-lo para a Jornada e apresentar uma agenda mais ampla - disse dom Antônio, em entrevista por telefone ao GLOBO, referindo-se a uma viagem em conjunto com o arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente do COL, dom Orani Tempesta. - Os compromissos centrais da Jornada e sua estrutura se mantêm, mas outros momentos, que ainda vamos estudar, podem mudar. Vamos sugerir isso a ele. Mas é claro que ele vai dizer se é possível.

Segundo dom Orani, em coletiva de imprensa na tarde de ontem, o fato de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, ser latino-americano, faz com que aumente consideravelmente o interesse dos jovens de países vizinhos ao Brasil em vir ao Rio para o evento.

- É muito simbólico, porque a primeira Jornada Mundial da Juventude, e única na América Latina até agora, foi na Argentina. Creio que qualquer que fosse o Papa eleito, ele já atrairia uma maior curiosidade para o evento, que provavelmente será a primeira ou uma das primeiras viagens internacionais do Pontífice. Mas por ele ser latino-americano, acredito que aumente o deslocamento de pessoas de países vizinhos para o Rio - opina dom Orani. - Creio que o Papa Francisco poderá ter mais compromissos do que se poderia pensar para Bento XVI, que tinha dificuldades por conta da idade. É claro que ele (Francisco) não vai apostar corrida no Flamengo, pois tem 76 anos, mas tem saúde.

O arcebispo do Rio, porém, levantou um possível problema por conta do aumento do público da JMJ em julho: a logística de transporte.

- Temos alguns gargalos nessa vinda de mais pessoas, como o número de voos e de ônibus (partindo do mundo todo). É claro que vai haver um interesse maior do público em vir à Jornada, mas não vai ser possível aumentar muito mais o que se tem. Creio que isso exigirá da prefeitura e dos governos estadual e federal (por conta de nossas fronteiras), um trabalho de logística para poder receber todo mundo.

Dom Antonio Augusto também demonstrou cautela em relação ao maior número de jovens no Rio:

- Nossa preocupação é que o espaço físico não é elástico. Não podemos tumultuar a cidade e criar condições para que ocorra um risco de segurança. Vamos ter que trabalhar agora com o comitê organizador para ver o que é possível fazer.

Jovens se manifestam nas redes sociais

O aumento do interesse dos jovens pela Jornada Mundial da Juventude já pôde ser medido a partir de ontem à tarde no Facebook. De acordo com Regiane Calixto, missionária que administra as redes sociais do evento religioso, a página em português da JMJ, cujos seguidores somam mais de 300 mil pessoas, teve um aumento de cerca de cinco mil fãs nas últimas 24 horas.

- Hoje (ontem) foi a maior festa na web, os jovens ficaram muito felizes e a interação nas redes sociais foi enorme. Colocamos uma foto com os dizeres "habemus papam" na página e, em menos de dez minutos, mais de dez mil pessoas compartilharam - conta a mineira Regiane, missionária da comunidade Canção Nova, que está no Rio há um ano e meio trabalhando para a JMJ.