Título: Vigília e orações dão lugar a tristeza na cidade de dom Odilo
Autor: Ilha, Flávio; Uribe, Gustavo
Fonte: O Globo, 14/03/2013, Especial, p. 10

Nem as orações, engrossadas por um grupo de alunos do ensino fundamental da Escola Medianeira, nem uma vigília que reuniu parentes e amigos foram suficientes para garantir a escolha de dom Odilo Scherer como sucessor de Bento XVI. E a pequena Cerro Largo, a 515 quilômetros de Porto Alegre, cidade natal de dom Odilo, tentou ensaiar alegria pela eleição de José Maria Bergoglio, mas o anúncio do Papa argentino, às 16h14m de ontem, esvaziou rapidamente o salão paroquial da Igreja Matriz Sagrada Família de Nazaré.

- Pelo menos Cerro Largo apareceu no cenário mundial - resignou-se o prefeito René José Neder, sem esconder a decepção.

A perplexidade foi tamanha que o sino da matriz foi bater quase cinco minutos após o anúncio do novo Papa, transmitido ao vivo para cerca de 100 pessoas que se aglomeravam no salão. Algumas palmas, tímidas, ecoaram no local, vindas do grupo de parentes e amigos do arcebispo de São Paulo. Uma faixa em alusão à origem de dom Odilo foi rapidamente enrolada e guardada - quem sabe para um próximo conclave.

- Dom Odilo é jovem e pode esperar uma nova oportunidade. Espero que o Papa Francisco faça um bom trabalho de renovação à frente da igreja - disse a prima do cardeal brasileiro, Rosana Scherer.

Desde cedo, a cidade comentava a possibilidade de dom Odilo, que nasceu em Cerro Largo há 63 anos, ser eleito Papa, mas o conclave não chegou de fato a mobilizar a comunidade. Na vigília organizada por Rosane, o volume de curiosos só aumentou às 15h07m, quando um telão que transmitia a cobertura da escolha do novo Papa informou sobre a fumaça branca. Imediatamente o salão paroquial começou a receber gente de toda a cidade para aguardar o anúncio do eleito.

A ansiedade durou mais de uma hora, mas se transformou em decepção:

- Quem? Não foi dom Odilo? É um argentino? - indagava insistentemente a professora Rosa Dornelles, em meio ao burburinho.

"pelo menos foi um sul-americano"

Já no Paraná, a fumaça branca nem bem havia começado a sair da chaminé quando os sinos da Catedral de Toledo começaram a ressoar. O aviso levou os pedestres da cidade onde viveu dom Odilo a buscarem às pressas por uma televisão em restaurantes e bares. A expectativa de que o cardeal brasileiro fosse o nome anunciado era grande. Na casa da família do arcebispo de São Paulo, o clima era de tensão. O professor Flávio Scherer, irmão do cardeal brasileiro, não escondia o nervosismo. Com o anúncio, ele admitiu surpresa:

- Não esperava e não estava nas expectativas, sobretudo pela idade. Ele foi eleito com 76 anos, quase a mesma idade do Papa Bento XVI (quando foi eleito). A previsão inicial era de um nome mais jovem. Mas, com um argentino, a Igreja Católica do Brasil receberá mais atenção.

Nas ruas de Toledo, os fiéis confessaram desapontamento. Para o motorista Valmir Correli, de 62 anos, a cidade sai um pouco frustrada. A dona de casa Adriana Saladini, de 43 anos, brincou com a rivalidade entre Brasil e Argentina:

- Esperávamos que fosse dom Odilo Scherer. Isso nos frustrou um pouco, principalmente pelo fato de o novo Papa ser argentino - afirmou.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, dom Edmar Perón, disse ter ficado "completamente surpreso" com a escolha de Bergoglio:

- Nunca tínhamos ouvido falar no cardeal Bergoglio - disse ele, embora o cardeal argentino tenha sido o segundo mais votado em 2005, no conclave que elegeu o alemão Joseph Ratzinger.

Dom Edmar, porém, disse que o nome escolhido pelo novo Papa denota a simplicidade de Bergoglio:

- A escolha do nome Francisco e seu modo de agir nos dão a impressão de que é um homem simples, voltado aos valores da Igreja.

Em Theley, aldeia na região do Sarre, na Alemanha, com 3.400 habitantes e local de origem da família de dom Odilo Scherer, a torcida também foi grande. Mathilde Ludwig, dona da Casa do Brasil na cidade, já havia colocado a champanhe para gelar. Apesar da decepção, Mathilde resignou-se:

- Pelo menos foi um sul-americano.