Título: De estilo discreto, peemedebista mineiro superou disputa no próprio partido
Autor: Braga, Isabel; Fagundes, Ezequiel
Fonte: O Globo, 16/03/2013, País, p. 6

O deputado federal Antônio Andrade, que completará 60 anos em junho, é mineiro de Patos de Minas, pecuarista e formado em Engenharia Civil. Filiado ao PMDB desde 1987, começou a vida política sendo eleito prefeito de Vazante (MG) no ano seguinte. Depois foi deputado estadual por três mandatos e está no segundo mandato como deputado federal. Na Câmara, é discreto, pouco conhecido, mas respeitado pelos colegas de partido e do PT, já que forçou o apoio do PMDB de Minas à candidatura do petista Patrus Ananias na eleição em Belo Horizonte do ano passado.

Mesmo sendo produtor rural, o novo ministro da Agricultura não é considerado um integrante da bancada ruralista no Congresso. Mantém boas relações com o grupo, mas nunca esteve à frente das reivindicações da bancada.

Presidente do PMDB mineiro, Antônio Andrade disputava a nova vaga do PMDB na Esplanada dos Ministérios com o seu colega de bancada Leonardo Quintão - o candidato do partido que desistiu da disputa a prefeito de Belo Horizonte, ano passado, para apoiar Patrus Ananias. Mas Quintão só levaria se a pasta oferecida ao partido fosse a de Transportes. Cacifado por suas participações nas últimas duas eleições municipais, Quintão, presidente do partido em Belo Horizonte, reivindicou a vaga até o fim das negociações. E passou a pressionar a presidente Dilma Rousseff.

De estilo discreto, Toninho Andrade, como é mais conhecido, é ligado ao senador Clésio Andrade e ao ex-ministro das Comunicações Hélio Costa. Por causa de Hélio, aliás, Andrade entrou numa briga pública com ex-governador Newton Cardoso, hoje deputado federal, na campanha de 2010. Na oportunidade, ele criticou duramente um vídeo em que o cacique peemedebista dizia que Hélio Costa, então candidato ao Palácio da Liberdade, havia lhe feito convite para ajudar a governar o estado caso fosse eleito. Devido ao notório desgaste político de Cardoso, o depoimento causou um grande constrangimento na campanha do peemedebista. Com o partido rachado, Costa foi derrotado ainda no primeiro turno pelo tucano Antonio Anastasia.

Andrade começou a trajetória política em 1989, em Vazante, cidadezinha com menos de 20 mil habitantes, ganhando a eleição para a prefeitura local. Na região, o novo ministro possui fazendas e cria gado de raça. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da campanha de 2010, o peemedebista possui bens avaliados em R$ 3,1 milhões. São sete porções (glebas) de fazendas, um apartamento, cinco carros, porcentagem de três empresas, cotas da cooperativa de crédito rural de Vazante e nove aplicações financeiras.

Com a ida de Andrade para a Esplanada, o deputado federal Saraiva Felipe, ex-ministro da Saúde no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deverá assumir o comando do PMDB mineiro.

Na Câmara, o novo ministro é titular da Comissão de Agricultura e, no ano passado, presidiu a Comissão de Finanças e Tributação, quando segurou a votação de projetos polêmicos e que não agradavam ao governo, como o aumento dos servidores do Judiciário.