Título: Valor de vencimentos estão em site da Defesa
Autor: Sassine, Vinicius
Fonte: O Globo, 17/03/2013, País, p. 12

Os adidos militares eram a única categoria do funcionalismo cujo o salário ainda não tinha sido divulgado, embora, desde de junho do ano passado, a Controladoria Geral da União (CGU) ter liberado a consulta para os vencimentos dos servidores do Executivo. As remunerações não estão disponíveis no Portal da Transparência. O Ministério da Defesa criou, na tarde de sexta-feira, em seu próprio site, um espaço destinado a informar os vencimentos dos adidos e esclareceu que retransmitiu os dados à Controladoria Geral da União (CGU).

Mas até a divulgação dos vencimentos foi um longo caminho. No dia 22 de janeiro, O GLOBO enviou ao Ministério da Defesa, por meio da Lei de Acesso à Informação, solicitação para ter acesso às remunerações dos adidos nos últimos três meses. No início de fevereiro, o serviço de informação da Pasta repassou ao jornal apenas a relação dos adidos e os respectivos países onde estão lotados. Indicou, no entanto, que os dados sobre salários deveriam ser solicitados diretamente a cada uma das três Forças. No mesmo dia, o jornal encaminhou os pedidos separados ao Exército, à Marinha e à Aeronáutica. As três pediram prorrogação no prazo, que vencia no dia 5 de março, para dar resposta. A Marinha chegou a alegar que precisava de mais tempo por conta da complexidade das informações. A Força tem um efetivo de 18 oficiais no exterior.

Na última sexta-feira, fim do prazo previsto em lei para responder ao pedido, Exército, Marinha e Aeronáutica informaram que tinham passado todos os dados para a Defesa. Contata, a assessoria do ministro Celso Amorim esclareceu que a orientação era dar transparência, como manda a lei. Até então, a CGU ainda esperava os dados dos militares. O Ministério da Defesa informou que, além de divulgar em seu site os dados, também os repassou à Controladoria Geral da União.

"A remuneração dos adidos militares que servem no exterior - e recebem suas retribuições pecuniárias em moeda estrangeira (dólares americanos) - é um assunto que desperta interesse de muitos cidadãos. Assim como outros servidores, militares que cumprem missão no exterior têm sua remuneração e outros direitos regulados por normas específicas. Fiel ao princípio da transparência ativa, o Ministério da Defesa decidiu divulgar a remuneração desses militares antes mesmo da publicação de tais informações no Portal da Transparência da Controladoria Geral da União (CGU)", informa nota do ministério.