Título: Lindbergh e Garotinho são alvos de ações do MP eleitoral
Autor:
Fonte: O Globo, 19/03/2013, País, p. 6

A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio informou ontem que moveu representações por propaganda antecipada contra o senador Lindbergh Farias (PT), o deputado federal Anthony Garotinho (PR) e seus respectivos partidos. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) julgará os pedidos de multa entre R$ 5 mil e R$ 25 mil aos políticos e perda de um tempo cinco vezes maior ao das inserções recém-veiculadas pelos partidos.

O procurador regional eleitoral no Rio, Maurício da Rocha Ribeiro, entrou com as ações por conta das propagandas partidárias em rádio e TV do PT e do PR, em que Lindbergh e Garotinho aparecem como estrelas principais. Segundo o procurador, as inserções foram "a serviço da promoção pessoal".

A Procuradoria Eleitoral sustentou ao TRE-RJ que Lindbergh e Garotinho, o PT e o PR divulgaram candidaturas à revelia da lei eleitoral. Pela legislação, a campanha oficial começa a partir de 5 de julho do ano da eleição. Para o procurador, a propaganda partidária deve difundir os programas de cada partido, jamais divulgar a propaganda pessoal de candidatos a cargos eletivos.

O senador petista entrou em contato com a redação do GLOBO para dizer que "não há comparação do que foi feito em seu programa com a campanha de Pezão", o atual vice-governador do Rio, que dominou os últimos programas do PMDB.

- Não fiz nenhum tipo de promoção pessoal. Não perguntei quem é Lindbergh como fez o vice-governador - argumentou.

Lindbergh adiantou que irá esperar o julgamento do TRE-RJ para, dependendo da decisão, contestar.

Na última semana, o TRE-RJ proibiu a veiculação de vídeos e jingles sobre Luiz Fernando Pezão, pré-candidato ao Palácio Guanabara pelo PMDB, o serviço de telemarketing com abordagens a potenciais eleitores, o site "quemepezao.com.br" e a página pessoal do vice-governador no Facebook.

A representação contra Lindbergh relata que as inserções do PT apresentam o senador como porta-voz de reivindicações que ele se prontifica a atender, como a de trens urbanos "com vagões rápidos, confortáveis e estações modernas". Na ação contra o PR, o procurador documenta a exposição antecipada de uma plataforma governamental por Anthony Garotinho, cuja imagem foi ligada, entre outros atos, às "primeiras clínicas do estado para dependentes de drogas".

Em seu blog, Garotinho disse que falou na condição de líder do PR na Câmara e que em momento algum fez promessas, não caracterizando campanha.