Título: Leilões da ANP vão oferecer 19 bilhões de barris
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 19/03/2013, Economia, p. 19
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vai oferecer este ano, na 11ª rodada de licitações e no primeiro leilão do pré-sal, áreas para exploração com um potencial de reservas de 19,1 bilhões de barris de petróleo e 397 bilhões de metros cúbicos de gás natural. Trata-se do maior volume já ofertado na história dos leilões da ANP.
Desse total, serão oferecidos no primeiro leilão do pré-sal, na Bacia de Santos, previsto para novembro, o potencial de dez bilhões de barris; e 9,1 bilhões estão em 289 blocos que serão ofertados na 11ª rodada de licitações que a ANP realizará nos dias 14 e 15 de maio próximo. Chama atenção o fato de que, desse total, 7,5 bilhões de barris estão nos blocos situados à margem equatorial do país (abrangendo o litoral do Rio Grande do Norte ao Amapá), estados que hoje brigam pela divisão dos recursos dos royalties entre todos os estados.
Hoje, as reservas de petróleo da Petrobras incluem 13,3 bilhões de barris e 388 bilhões de metros cúbicos de gás natural. Ao apresentar essas estimativas a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard explicou que além de blocos no campo de Libra, já descoberto, serão oferecidas áreas próximas às atuais descobertas em Santos.
A maior parte das reservas de gás natural estimadas pela ANP está na Bacia do Parnaíba, no Maranhão. Cerca de dois bilhões de metros cúbicos de gás estão nas Bacias de Sergipe-Alagoas.
Magda explicou que as áreas a serem oferecidas no leilão do pré-sal serão apresentadas à presidente Dilma Rousseff para sua aprovação.
- Temos uma oportunidade exploratória relevante no Brasil com oportunidades para as pequenas, médias e grandes empresas - disse Magda.
inscrição acaba dia 26
A executiva destacou que os 289 blocos que serão ofertados estão em 11 bacias sedimentares, em 11 estados, dos quais, dez no Norte e Nordeste, permitindo descentralizar os investimentos em exploração de petróleo. Isso permitirá, segundo ela, contribuir para a redução das desigualdades regionais.
No próximo dia 26 termina o prazo para a inscrição das empresas interessadas em participar da 11ª rodada, com a apresentação da documentação para qualificação técnica, econômica e financeira. Já no dia 26 de abril termina o prazo de apresentação das garantias financeiras.
Sobre os índices de conteúdo local exigidos, Magda disse não ter qualquer indicação de que haverá mudanças para a 11ª rodada. Segundo ela, o conteúdo local é uma questão de política de governo, e cabe à ANP apenas exigir seu cumprimento pelas empresas concessionárias.
Magda disse que o superintendente da ANP José Gutman deverá ser sabatinado em breve pelo Senado para ocupar uma das duas vagas vazias da agência. Segundo ela, se aprovado ele será o primeiro diretor concursado da casa, onde trabalha há 12 nos.