Título: Supremo abre inquérito para investigar caixa dois de Maluf
Autor:
Fonte: O Globo, 20/03/2013, País, p. 4

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu inquérito para investigar suposto crime de caixa dois cometido pelo deputado Paulo Maluf (PP-SP) nas eleições para a Câmara em 2010. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF), que apontou indícios de que o parlamentar teve despesas eleitorais pagas irregularmente pela Eucatex, empresa que pertence à sua família.

O relator do processo, ministro Luiz Fux, determinou em fevereiro várias diligências e deu prazo de 60 dias para a conclusão das investigações. As contas de Maluf foram rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). De acordo com o MPF, despesas no valor de R$ 168,6 mil não declaradas na prestação de contas eleitorais foram pagas pela Eucatex. O valor correspondeu a 21% dos gastos da campanha do parlamentar.

No despacho, Fux cita que a Justiça Eleitoral apontou que a empresa Artzax prestou serviços ao candidato, por meio da Eucatex. "É certo que as notas fiscais fornecidas pela citada empresa noticiam o fornecimento de material de campanha a terceira pessoa", diz.