Título: Guerra por cabos eleitorais
Autor: Almeida, Daniela
Fonte: Correio Braziliense, 17/10/2009, Política, p. 9

Partidos aproximam os pré-candidatos à Presidência dos prefeitos, para ganhar militantes espalhados por todo o país

O PT quer realizar encontros de Dilma com prefeitos, como aconteceu na Marcha em Defesa dos Municípios

De olho no número de palanques para as eleições à Presidência da República, em 2010, partidos como PT, PSDB e PSB tentam desde já angariar o apoio de prefeitos dos municípios brasileiros. Para tanto, vale colocar os pré-candidatos em contato com possíveis cabos eleitorais de luxo em andanças por todo o país ou em mega-eventos promovidos pelo partido. A estratégia faz todo sentido, levando em consideração o poder de transferência dos votos de um prefeito para o seu candidato, principalmente em cidades menores, onde o convívio do político é mais próximo. E, no fim das contas, saem fortalecidos tanto o presidenciável, que tira vantagem da base eleitoral na região, quanto o prefeito, que tem sua imagem fortalecida pelo apoio ao candidato.

O mecanismo, segundo Malco Camargos, doutor em Ciência Política e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), mais que estratagema político, pode definir as eleições no ano que vem. ¿Quando uma eleição é muito disputada, a tendência é buscar apoio dentro do seu partido. O custo da traição partidária nesses casos é maior, dado que a incerteza dos resultados é grande. Então, apoiar um candidato da oposição não vale a pena. Por isso, quem tiver do seu lado a maior bancada de prefeitos, pode definir as eleições¿, explica.

O PSB, partido que tem no deputado federal Ciro Gomes (CE) seu pré-candidato à presidência e possui a quarta maior bancada de prefeitos eleitos no Brasil e em Minas, saiu na frente. De acordo com Henrique Barreto, secretário de organização do PSB-MG, há um ano ¿ventilava¿ no partido a possibilidade de haver um candidato próprio ao cargo executivo em 2010. Por isso, iniciaram o trabalho junto aos municípios. Em 19 de setembro, o PSB convocou em Minas prefeitos, vices e vereadores, que tiveram um encontro com Ciro Gomes.

Resposta A resposta do PT veio a cavalo. A direção nacional marcou para 6 e 7 de novembro um grande encontro do partido com prefeitos e vice-prefeitos com a pré-candidata e ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff. O secretário de assuntos institucionais Romênio Pereira lembra que a tática é a mesma usada nas eleições 2006, quando um dos principais diferenciais na campanha foi o apoio angariado entre prefeitos de outros partidos.

¿Somos o segundo partido em número de prefeitos e vices. A expectativa é fazer um novo evento com até 3,5 mil prefeitos em março do ano que vem. Estamos fazendo agora o que Aécio, Ciro e Marina estão fazendo há tempos. A Dilma vai ceder agenda para o PT e para outros setores na discussão de 2010¿.

Enquanto não se define o candidato para 2010, os governadores Aécio Neves e José Serra (SP) vão a encontros regionais do partido nos estados. Mas isso não é suficiente. Segundo Rodrigo de Castro, deputado federal e secretário nacional do PSDB, os pequenos municípios são o grande desafio para o partido. ¿Temos uma facilidade maior nos grandes centros. Precisamos chegar nas pequenas cidades, principalmente no Nordeste. Por isso, levaremos os pré-candidatos até os municípios e criaremos eventos nesses sentido¿, adianta.

NO BRASIL

Os "militantes" de cada partido

PMDB Prefeitos 1201 Vice-prefeitos 910

PSDB Prefeitos 776 Vice-prefeitos 870

PT Prefeitos 560 Vice-prefeitos 423

PSB Prefeitos 309 Vice-prefeitos 328

PV Prefeitos 76 Vice-prefeitos 152

PSOL Prefeitos 0 Vice-prefeitos 0