Título: Papa Francisco: 1º ato no Rio será na Praia do Leme
Autor: Lima, Ludmilla de
Fonte: O Globo, 26/03/2013, Rio, p. 18

O primeiro ato oficial do Papa Francisco no Rio durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será uma cerimônia na Praia do Leme, no dia 25 de julho, a partir das 16h. Será também o primeiro contato do pontífice com a multidão na cidade. O Papa argentino chegará de helicóptero ao Forte de Copacabana e seguirá de papamóvel pela Avenida Atlântica até o palco montado no Leme. A passagem do Papa pela Praia de Copacabana e a celebração chamada de cerimônia de acolhida devem atrair de 1,5 milhão a 2 milhões de pessoas, como estima a organização do evento.

- O Papa Francisco vai passar com papamóvel no meio dos jovens. Ele deve chegar pelo Forte de Copacabana e vai atravessar de papamóvel a Avenida Atlântica - afirma o padre Renato Martins, diretor de Atos Centrais da JMJ, que acontece de 23 a 28 de julho, no Rio.

Os Atos Centrais são os principais eventos da JMJ, que contarão, na sua maioria, com a presença do Papa. Devido ao carisma de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, a organização do evento refez os cálculos de público. Inicialmente, com o Papa Bento XVI, esperava-se um milhão de pessoas na Praia de Copacabana no dia 25. Mas, como mostrou O GLOBO no domingo, o número de fiéis durante toda a Jornada deve crescer em meio milhão, podendo chegar a 2,5 milhões.

Padre Renato explica que telões instalados ao longo da Praia de Copacabana transmitirão o percurso do Papa Francisco e a celebração de acolhida, que terá a participação de jovens do mundo todo.

- A partir das 16h nós teremos atividades no palco principal. Haverá apresentações artísticas e shows com cantores católicos do Brasil e do mundo. No momento da chegada do Papa começará a ser tocada uma música, e o foco passará a ser o deslocamento dele - diz padre Renato.