Título: Alckmin: é cedo para lançar Aécio candidato ao Planalto
Autor: Lima, Maria; Bonfati, Cristiane
Fonte: O Globo, 27/03/2013, País, p. 6

Um dia após lançar o nome do senador mineiro Aécio Neves para presidir o PSDB, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, negou ontem que tenha apoiado a candidatura do tucano à sucessão presidencial e avaliou que "não tem sentido" ter candidato a quase dois anos da disputa eleitoral. Para o paulista, o momento é de estruturar o partido, e não de escolher um nome para o pleito nacional.

O governador, que apresentava resistências ao plano do senador de assumir a presidência do partido, cedeu ao pedido da atual cúpula da sigla. Para os dirigentes, Aécio terá melhores condições de fazer oposição ao governo federal no comando do PSDB. No momento em que se prepara para disputar a reeleição, sabendo que será uma eleição dura, Alckmin tem mantido posição neutra e evitado se indispor tanto com Aécio Neves como com o ex-governador José Serra, que tem ameaçado deixar a legenda.

- Aécio tem todas as qualidades e é uma grande liderança, mas acho que não é hora de escolher o candidato a presidente. É hora de estruturar o partido e de percorrer o país. Não tem sentido escolher o candidato a dois anos da eleição. O momento de escolher candidato é no final do ano - disse.

Em um aceno favorável a Serra, Alckmin defendeu a permanência do ex-governador Alberto Goldman na vice-presidência do partido, composição que, na avaliação de aliados do governador, pode evitar um racha na legenda. No encontro que teve com Aécio, na semana passada, Serra não mencionou a formação da direção do partido. No entanto, aliados de Serra fizeram chegar ao comando da sigla o seu desejo de indicar o vice-presidente. Aécio admite ceder o posto ao grupo do paulista.

- Conheço o Alberto Goldman há 30 anos, e é um dos melhores quadros que nós temos. Ele poderia ser o vice-presidente ou o secretário-geral, já que tem todas as qualidades - disse Alckmin.

Na tentativa de unir a sigla em torno de seu nome, Aécio participará em abril de encontros com militantes tucanos em Tocantins, Paraná, Pará e Alagoas. Como em São Paulo, os eventos serão filmados para serem usados na propaganda política do PSDB, a ser exibida no final de maio. A equipe do publicitário Renato Pereira, contratada pelo partido, pretende iniciar no final do mês que vem as gravações com o mineiro, que será a estrela das inserções de rádio e de televisão .

Para junho, a cúpula do partido esboça um cronograma de viagens de Aécio pelo país. O primeiro destino deverá ser o interior de São Paulo.