Título: Dilma leva chá de cadeira do anfitrião
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 27/03/2013, Economia, p. 27

A presidente Dilma Rousseff, que chegou ontem a Durban para a V Cúpula dos Brics, tomou um verdadeiro "chá de cadeira" do anfitrião do evento, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma. Dilma chegou ao país por volta das 13h, com a agenda de dois encontros bilaterais, um com o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, e outro com Zuma, que seria às 18h15. Mas o sul-africano demorou-se em encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e deixou Dilma esperando por cerca de uma hora e meia.

Enquanto aguardava Zuma, Dilma aproveitou o tempo para uma reunião privada com os ministros e acabou desistindo da reunião com o sul-africano. Com semblante de irritação, deixou o recinto, recolhendo-se ao apartamento do hotel, de onde saiu apenas para o encontro dos chefes de Estado que marcou a abertura da cúpula, ontem à noite. Ela desistiu de participar de todo o jantar de gala. Segundo assessores, estava cansada da viagem.

A reunião com Zuma foi adiada para hoje, quando a presidente ainda se encontra com o presidente chinês, Xi Jinping, depois de um evento com cerca de 18 chefes de Estado da África. Dilma, que recentemente visitou a Rússia, não se encontrará com Putin.