Título: Itamaracá é uma das 3 cidades com maior índice de homicídios
Autor: Bruno, Cássio; Duarte, Alessandra; Ilha, Flávio
Fonte: O Globo, 02/04/2013, País, p. 3

Para moradores e veranistas, causa são duas penitenciárias; polícia atribui problema ao tráfico

Tida antes como paradisíaca e uma ilha de paz - veranistas e moradores costumavam dormir com janelas e portas abertas -, Itamaracá aparece no estudo do Ipea como uma das três cidades brasileiras com maior índice de homicídios provocados por armas de fogo, na proporção de 60,3 por cem mil habitantes. Só nos três primeiros meses de 2013, foram recolhidas 19 armas, das quais oito estavam em poder de adolescentes, todos envolvidos com o tráfico, que, segundo a polícia, é a principal causa dos índices de violência no município, onde a população mora hoje em casas gradeadas, e os veranistas de maior poder aquisitivo chegam a contratar seguranças particulares.

Itamaracá enfrenta, ainda, o estigma de sediar duas penitenciárias que, juntas, abrigam 3.600 detentos. Moradores e veranistas consideram que as duas instituições são as principais responsáveis pela insegurança.

- Isso aqui já foi um paraíso, mas hoje dá medo sair às ruas, porque assaltos são frequentes, muitas vezes atribuídos aos detentos - afirma a veranista Ângela Pedroso.

Para o delegado da cidade, Gilmar Rodrigues, o problema da segurança não tem origem nos presídios, mas no tráfico.

- Os veranistas têm essa psicose, mas o problema da ilha é a disputa por bocas de fumo e a entrada de jovens nessa marginalidade. Só este ano, Itamaracá registrou seis homicídios.