Título: Para especialistas, arsenal em uso deve ser reduzido
Autor: Bruno, Cássio; Duarte, Alessandra; Ilha, Flávio
Fonte: O Globo, 02/04/2013, País, p. 3

Outros problemas são falta de fiscalização das lojas e desobediência a estatuto

Tão importante quanto controlar a venda de armas de fogo é reduzir o estoque já em circulação. Estimativas apontam para a existência de 16 milhões de armas no Brasil, segundo especialistas ouvidos ontem pelo GLOBO. Por esse motivo, a queda na compra de armas constatada pelo Ipea é uma boa notícia, mas não significa uma diminuição automática dos índices de violência.

Para a diretora do Instituto Sou da Paz, Melina Risso, o resultado da pesquisa é animador, mas ela alerta para a necessidade de uma ação mais rigorosa para reduzir as armas em circulação no país.

- Pense numa pia cheia de água e com a torneira aberta. A água que sai da torneira é a quantidade de armas que são vendidas. A água que está na pia é a quantidade em circulação. Depois do Estatuto do Desarmamento, conseguimos reduzir a água que sai da torneira. Mas ainda temos que eliminar muita água da pia. No Brasil, 70% dos homicídios são causados por arma de fogo - afirmou Melina.

Não há dados oficiais que mostrem se o país está conseguindo diminuir esse estoque. As formas mais tradicionais de enfrentamento do problema são campanhas voluntárias de entrega de armas e apreensão pela polícia.

Coordenador do Programa de Controle de Armas de Fogo do movimento Viva Rio, Antonio Rangel destaca um dado da pesquisa que ele considera preocupante.

- A venda de armas de um cidadão para outro, o que é proibido no Brasil, representa 55,54% de todo o comércio de armas. Esse dado é muito preocupante e vai ter repercussão internacional - disse Rangel, que apontou a falta de fiscalização das lojas pelo Exército como outro problema a ser resolvido.

Integrante da rede Desarme-se em Busca de Paz, Almir Lauriano denuncia que nem tudo o que determina o estatuto está sendo cumprido.

- Mesmo após o Estatuto de Desarmamento, o Brasil ainda não controla com eficiência as suas armas.