Título: No nordeste, pior seca dos últimos 40 anos
Autor:
Fonte: O Globo, 23/03/2013, Economia, p. 29
A estiagem que se alastra por 134 dos 184 municípios pernambucanos já é a mais grave das últimas quatro décadas na região. Depois de zerar reservatórios do agreste e do sertão - onde mais de mil caminhões pipa circulam pela área rural -, ela espalhou-se pela zona canavieira, normalmente marcada por temporadas de chuvas generosas. E já atinge a Região Metropolitana, onde mais de 2,5 milhões de pessoas enfrentam racionamento: passam 20 horas com água nas torneiras, e 28 com elas secas. Isso porque os reservatórios da Compesa estão em níveis críticos, como é o caso da barragem de Pirapama, que chegpu a 20% de sua capacidade de armazenamento. A de Utinga secou, e o seu leito lembra o esturricado que caracteriza açudes e barreiros do semi-árido.
A barragem de Pirapama é a maior da Grande Recife. No interior, reservatórios que abastecem o sistema Chesf -como Itaparica e Sobradinho - preocupam, com danos também à agricultura.
- Antes morria o gado, agora até os peixes estão morrendo - disse o secretário de Agricultura de Petnolândia, Fábio Correia
Ontem o governo estadual lançou uma campanha para que se economize água Na Região Metropolitana, cuja média histórica de chuvas é de 333 milímetros em março, o total até agora é de apenas 66 milímetros.