Título: Apagão deixa parte de Brasília sem luz por 4 horas
Autor:
Fonte: O Globo, 23/03/2013, Economia, p. 29
Em ranking do setor, Light aparece como a quarta pior na qualidade do serviço oferecido
BRASÍLIA Um apagão atingiu ontem a região central norte da capital federal e durou cerca de quatro horas e meia. A Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que houve um problema no disjuntor da subestação três. A queda de energia afetou o Palácio Buriti, sede do governo local; Brasília Shopping, Universidade de Brasília (UnB), Hospital Regional da Asa Norte, Estádio Nacional Mané Garrincha, onde será realizado o jogo de abertura da Copa das Confederações, em 15 de junho, e outros pontos da cidade.
O diretor de Operações da CEB, Manuel Clementino, disse que foi trocado o equipamento que causou a falha. O problema teria começado com um curto-circuito na rede de distribuição.
A CEB informou que 6.700 consumidores continuavam sem energia até as 16h50min. O apagão atingiu 23.423 consumidores da área central norte da capital. A energia só foi totalmente restabelecida às 18h10min.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou ontem o ranking de qualidade do serviço das distribuidoras de energia do país em 2012. Das 35 maiores distribuidoras, as três piores foram a Celpa, do Pará, em 35º lugar; a Celg, de Goiás, que ficou em 34º; e a CEB, em 33º. A Light aparece em seguida entre as piores, em 32º lugar. A Ampla ficou na 25ª posição. A melhor colocada foi a CPFL Santa Cruz, do interior de São Paulo.
Os brasileiros ficaram em média, 18,65 horas sem luz no ano passado, segundo balanço publicado pela Aneel, acima do limite máximo estabelecido pela agência, que foi de 15,87 horas.