Título: Vistoria ao Novo Chico
Autor: Duarte, André
Fonte: Correio Braziliense, 17/10/2009, Política, p. 6

Em Cabrobó, inspeção a trecho da transposição vira comício de apelo popular

Canal por onde vai passar a água do São Francisco em Cabrobó: 15 metros de altura e 50 metros de largura

A transposição de águas do São Francisco tornou-se, ao pé da letra, um fato concreto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou ontem pela manhã as obras do Lote 1, em Pernambuco, o mais avançado do Eixo Norte. Ele pôde ver de perto 26 quilômetros de canal já concluídos e operários trabalhando em ritmo acelerado. O lote como um todo tem 40 quilômetros de extensão, ocupando 1.516 trabalhadores e mais de mil máquinas. Está sendo executado pelo Consórcio Construtor Águas do São Francisco, formado pelas empresas Carioca Christiani-Nielsen Engenharia, Serveng e S.A. Paulista.

Os canais da transposição possuem 50 metros de largura por 15 de altura e Lula chegou a percorrer um trecho do Lote 1 a pé. A expectativa é a de que o lote 1 seja concluído dentro de mais quatro meses e, o Eixo Norte como um todo, com 426 quilômetros, em 2012. O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, afirmou que a fase mais complicada da obra, aquela que envolvia licenças, desapropriações e supressão vegetal, já foi superada. ¿Agora já se faz alguma coisa em torno de 150 metros a 200 metros de concretagem por dia, o que sinaliza que nós podemos fazer isso com rapidez¿, comentou.

Segundo ele, os equipamentos que vão bombear a água para as áreas mais elevadas chegam até o fim do ano da Inglaterra. O Ministério da Integração Nacional adquiriu, em 2005, 18 conjuntos de motobombas. Venceram a licitação as empresas Flowserve e Alstom, mais o consórcio KSB/Sulzer.

No canteiro de obras em Cabrobó, Lula falou a um público de quase mil pessoas como se estivesse num ¿comício¿, palavra usada e repetida por ele para descrever a importância do evento. Cabrobó tem 28.851 habitantes e nunca havia recebido um presidente.

Mea-culpa

Diante de operários vestidos de macacão azul, Lula enfatizou a importância da obra para o Nordeste. Disse que, no início, até mesmo os petistas do Sul tinham sido contra, porque desconheciam a importância da água para os estados nordestinos. Lula aproveitou para dar conselhos ao público. ¿O povo precisa aprender que não tem o direito apenas de ir a um comício para aplaudir aqueles que nasceram para fazer política. O povo pode fazer a política¿, frisou. ¿Eu não sei se o sertão vai virar mar. Mas que vai ter água porreta, vai...¿

As obras do Eixo Norte estão 13,5%% concluídas. Depois de Cabrobó, o presidente vistoriou a barragem de Tucutu, que vem sendo tocada pelo Batalhão de Engenharia do Exército e está 35% pronta. Na noite anterior, havia visitado a tomada d¿água desse eixo e o canal de aproximação, ou seja, o ponto onde a água será captada do Velho Chico e transportada através de um primeiro canal até o reservatório de água, que terá capacidade para armazenar 250 milhões de metros cúbicos. ¿Quando chegamos ao governo, o Exército estava falido. Recuperamos todo o potencial de nosso Batalhão de Engenharia¿, disse Lula.

Eu não sei se o sertão vai virar mar. Mas que vai ter água porreta, vai¿