Título: AGU tem titular de carreira
Autor: Foreque, Flávia
Fonte: Correio Braziliense, 24/10/2009, Política, p. 5

Gaúcho Luís Inácio Adams é o primeiro advogado-geral com histórico na instituição

Adams assume a função com sinais de afinidade pelo governo: deu suporte às críticas de Lula ao TCU

O novo advogado-geral da União, o gaúcho Luís Inácio Lucena Adams, 44 anos, chega ao posto com um histórico recente de eficiência na defesa do Estado. Há dois meses, o então procurador-geral da Fazenda Nacional coordenou a defesa do governo no julgamento do crédito-prêmio do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Na ocasião, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a vigência do benefício se encerrou em 1990 ¿ os exportadores lutavam para que a Corte declarasse que o crédito-prêmio não havia sido extinto. Segundo a União, uma decisão favorável aos empresários poderia causar um rombo nos cofres públicos de até R$ 288 bilhões.

Adams é o primeiro ministro da AGU a pertencer a uma das carreiras da instituição. Seu antecessor, José Antonio Dias Toffoli, foi subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil. ¿Daqui a pouco, vão pensar que eu indiquei um filho meu para a Advocacia-Geral da União¿, brincou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por ter o mesmo prenome do novo AGU. O petista foi alvo de críticas da oposição ao indicar Toffoli, advogado do Partido dos Trabalhadores nas três últimas campanhas de Lula, para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Na cerimônia de posse, ontem pela manhã, no Palácio do Itamaraty, Adams deu sinais de afinidade com o governo. O novo advogado-geral da União concordou com as críticas do presidente Lula, incomodado com as paralisações de obras devido a decisões de órgãos fiscalizadores. ¿Acho que o presidente faz uma avaliação correta. Ele preside o país há sete anos, conhece a realidade nacional como poucos e evidentemente tem autoridade para fazer essa afirmação.¿

Apoios Desde 1993, Adams é procurador da Fazenda Nacional. Há três anos, assumiu a Procuradoria-Geral da Fazenda e recebeu o apoio do ministro da pasta, Guido Mantega, para embarcar na nova função. O antigo posto de Adams será ocupado por Adriana Queiroz de Carvalho, que já atuava como substituta do procurador. Ex-consultor jurídico do Ministério do Planejamento, Adams também é apadrinhado pelo ministro Paulo Bernardo. Formado em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com especialização na área pela Universidade Federal de Santa Catarina, Adams é torcedor do grêmio, casado e pai de duas filhas.

Presente ao evento, José Antonio Dias Toffoli afirmou que a posse de seu sucessor representava um momento histórico, devido ao fato de ¿pela primeira vez a Advocacia-Geral ser conduzida por um integrante de carreira¿. O mais novo ministro do Supremo Tribunal Federal aconselhou o colega a dar atenção à população mais humilde. ¿Uma instituição de advocacia pública de Estado existe para o cidadão, para a sociedade. Ela não existe para si mesma.¿ Ao dar boas-vindas ao novo AGU, Lula afirmou estar usando a mesma roupa do dia em que o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. ¿Essa roupa me deu sorte na Olimpíada, certamente vai me dar sorte na posse do ministro Luís Inácio.¿