Título: À caça dos fugitivos
Autor: Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 31/10/2009, Brasil, p. 10

Polícia Federal busca traficantes que estavam no avião alvejado pela FAB próximo a Cristalina. Suspeita é que a aeronave seja do Rio de Janeiro

A Polícia Federal (PF) suspeita que o destino provável do avião Cessna apreendido na quinta-feira, depois de quase ter sido abatido pela Força Aérea Brasileira (FAB), seja o Rio de Janeiro. A suposição se baseia no volume de munição de grosso calibre encontrada na aeronave, que vinha da Bolívia carregando cocaína. A PF encontrou 124 quilos da droga, mas investigadores acreditam que os traficantes possam ter retirado parte do pó antes da chegada dos agentes federais. Testemunhas não souberam precisar o número de passageiros do Cessna, mas agentes acreditam que sejam mais de duas pessoas.

Como noticiou o Correio em sua edição de ontem, o Cessna foi abordado por um avião Tucano da FAB quando entrou no espaço aéreo brasileiro, na altura de Mato Grosso, retornando da Bolívia. O piloto da aeronave com a droga recebeu ordem para pousar quando a FAB solicitou sua identificação. Porém, o pedido não foi acatado e o Cessna prosseguiu viagem, obrigando o caça da Força Aérea Brasileira a disparar o tiro de advertência. Em seguida, com receio de ser abatido, o pequeno avião desceu na pista de uma fazenda a 50km de Luziânia e a 130km de Brasília.

A Polícia Federal mantém as investigações em sigilo, mas uma das hipóteses que está sendo levantada é que a cocaína tinha como destino o Rio. A possibilidade é reforçada por dois motivos: a grande quantidade de munição calibres 44 e 9 milímetros, e a placa do carro encontrado no local, que era do estado fluminense. Porém, as autoridades que atuam no caso não descartam que o Distrito Federal seja um entreposto de uma nova rota do tráfico de drogas vindas da Bolívia. O caminho seria uma tentativa de driblar a fiscalização, que ficou mais intensa nos últimos meses.

Ontem, o Cessna foi periciado pela PF e depois seria removido para Goiânia, onde foi instaurado inquérito para apurar quem era o proprietário da aeronave e qual seria o destino da cocaína. Na fazenda onde houve o pouso forçado, ninguém fala sobre o assunto, mas uma testemunha informou que o avião trazia mais de um ocupante. Segundo o delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Superintendência da Polícia Federal no DF, Wesley Almeida, seriam de dois a quatro passageiros.

Pista de pouso

Um carro já esperava os tripulantes do Cessna quando a aeronave aterrissou em uma pista de pouso próxima à rodovia GO-010, entre Cristalina e Luziânia. A presença de trabalhadores no local não intimidou os traficantes, que transferiram a cocaína do avião ¿ que ficou com as portas abertas e o motor ligado ¿ para o veículo, abandonado logo depois. Antes da chegada da Polícia Federal, alguns carros descaracterizados estiveram no local à procura do piloto do Cessna, mas foram informados pelos funcionários da fazenda que ele havia abandonado o avião.

Pouco depois de os traficantes deixarem a aeronave, os trabalhadores entraram em contato com a sede da fazenda, que imediatamente comunicou o fato à Polícia Militar. A PM ficou no local até a chegada da Polícia Federal. Os agentes ainda vasculharam a região, mas não localizaram nenhuma pessoa suspeita. A droga recolhida veio para Brasília, assim como o carro apreendido.