Título: Mais uma ação suspeita
Autor: Rangel, Márcio; Couto, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 05/11/2009, Brasil, p. 16

Pela segunda vez em 15 dias, problemas envolvendo transporte de provas do Enade levam a suposições sobre irregularidades

O malote com os cadernos violados será encaminhado hoje para a Superintendência local da Polícia Federal

Uma caixa contendo provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) que chegou a Campina Grande (PB) no final da manhã de ontem acabou sendo violada (1)pelos funcionários do posto de acompanhamento do Fisco da Paraíba, instalado no centro de distribuição dos Correios, no bairro da Estação Velha. As informações foram confirmadas pelo delegado-chefe da Polícia Federal (PF) da cidade, Francisco Leônidas Gomes da Silva. Procurado pela reportagem, o Ministério da Educação (MEC) diz que, até o momento, não há indícios de irregularidades. ¿Vamos aguardar as investigações da PF. Porém, é um procedimento costumeiro dos postos de fiscalização. Não deve haver alteração na realização das provas na próxima semana¿, ratifica a assessoria do MEC.

De acordo com Leônidas, as autoridades foram informadas da ocorrência por meio de uma denúncia anônima, feita via telefone, por um professor universitário. ¿Recebemos a denúncia e destinamos uma equipe para verificar. Confirmada a reclamação, que inclusive foi refeita por algumas instituições de ensino superior da cidade, nós tomamos todas as providências necessárias. Lacramos o material e trouxemos para a delegacia¿, contou ele.

O delegado da PF explicou que a caixa contendo as avaliações foi mesmo aberta por funcionários do Fisco, mas observou que, por ora, não foram localizados vestígios de logração. ¿Não conseguimos identificar ainda nenhum indício de fraude. No entanto, todos os funcionários que estavam trabalhando no local e tiveram contato direto com o material já estão sendo ouvidos¿, acrescentou.

A caixa violada, que foi recolhida e lacrada pelos agentes da PF, será encaminhada, hoje pela manhã, para a Superintendência Regional da instituição, localizada em João Pessoa, onde será feita perícia para detectar se houve algum tipo de manuseio das provas, o que caracterizaria possível tentativa de fraude.

¿Como as provas do exame já serão aplicadas no próximo fim de semana, vamos trabalhar para adiantar o processo de investigação. O delegado Ricardo Melo foi destinado especialmente para cuidar desse trabalho. Ele já está ouvindo os funcionários e acredito que a análise da caixa deverá ser feita o mais breve possível¿, adiantou Francisco Leônidas.

Integrantes da Comissão de Inspetoria dos Correios no estado da Paraíba e representantes da direção do Fisco estadual também foram convocados pela PF para acompanhar todo o processo. Mas eles não quiseram conceder entrevistas, alegando a falta de autorização dos diretores das duas instituições.

1 - Outra denúncia Em 20 de outubro, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontraram em Três Rios (RS) 52 caixas com cadernos do Enade. As provas, que eram levadas de São Paulo para Muriaé (MG) por dois homens, estavam dentro de uma caminhonete. De acordo com a PRF, o material não possuía lacre de segurança. À época, o MEC informou que os dois homens que faziam o transporte eram funcionários contratados pelo consórcio Consulplan Consultoria e Planejamento em Administração Pública, responsável pela aplicação do Enade.

Mil pontos de avaliação

O Enade tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. O resultado da avaliação constará no histórico escolar do estudante. Os testes, que estão programados para ocorrer no próximo domingo, a partir das 13h, devem contar com a participação de 1,1 milhão de estudantes em 997 municípios. Foram selecionados alunos ingressantes e concluintes.

Responsável pelos exames do Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) selecionou universitários dos cursos de graduação em administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro, turismo, estatística, relações internacionais, design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais. (RC)

SERVIÇO Os locais onde as provas serão realizadas podem ser consultados pela internet (www.inep.gov.br) ou pelos telefones 0800-616161 (Fala Brasil) ou (61) 2104-8137/8125/8575 (coordenação nacional do Enade).