Título: DF, berço de viajantes
Autor: Martisn, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 05/11/2009, Economia, p. 20

Em números relativos, a capital do país é responsável pelo maior contingente de turistas com destino às demais unidades da Federação

De acordo com dados da Pesquisa de Hábitos de Consumo do Turismo do Brasileiro, Brasília foi, em números relativos, o maior mercado emissor de turistas nos últimos dois anos, com taxa de 70,7%. Ou seja, a maioria dos viajantes do país, entre 2007 e 2007, tiveram a capital como ponto de origem. ¿Brasília tem aumentado muito os índices. Se eu fosse da área privada, exploraria muito o potencial da cidade¿, disse o ministro do Turismo, Luiz Barretto. O Distrito Federal também é a unidade da federação onde as pessoas mais viajam nas férias. Em outras regiões, as viagens se dividem um pouco mais entre feriados prolongados e fins de semana.

Além da característica de ser uma forte emissora de turistas, a cidade começa a atrair pessoas de outros estados. A fatia mais expressiva do volume de visitantes ainda é atraída por eventos relacionados a negócios. O turismo cívico, no entanto, começa a se desenvolver. As irmãs Maria Ivone Guedes Silvestre, 59, e Maria Helena Guedes, 76, fazem parte desse contingente de turistas. Há pouco mais de um mês, deixaram o Ceará pela primeira vez para conhecer o Rio de Janeiro e Brasília. ¿O Rio realmente é uma cidade maravilhosa, mas Brasília não fica atrás¿, diz Maria Ivone. ¿Não sei se minha irmã vai fazer outras viagens, mas eu, com certeza, quero conhecer o país todo¿, emenda. As duas vieram à capital especialmente para conhecer o Congresso Nacional, os monumentos e a arquitetura de Oscar Niemeyer.