Título: Protógenes Queiroz suspenso
Autor: Lima, Daniela; Prates, Maria Clara
Fonte: Correio Braziliense, 07/11/2009, Política, p. 6

Corporação decide afastar o delegado por 60 dias em função de pronunciamento supostamente irregular realizado durante comício em Minas Gerais. O titular da Operação Satiagraha responde a outros procedimentos administrativos em São Paulo e no Rio Grande do Sul

Cadu Gomes/CB/D.A Press - 1/4/09 A oficialização da punição do delegado Protógenes Queiroz, hoje filiado ao PCdoB, ainda depende da avaliação do ministro da Justiça, Tarso Genro

A Polícia Federal (PF) decidiu suspender o delegado Protógenes Queiroz por 60 dias, como punição pela participação dele em comício político no município de Poços de Caldas, em Minas Gerais. Na noite de ontem, mesmo diante de rumores de que ele teria sido demitido, a assessoria de imprensa da instituição garantiu que o processo disciplinar solicitava apenas a suspensão de Queiroz e que a reprimenda ainda dependia de avaliação do ministro da Justiça, Tarso Genro.

Protógenes, que ganhou notoriedade nacional ao comandar a Operação Satiagraha, deflagrada em julho de 2008, responde a diversos procedimentos administrativos em três estados: São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O primeiro deles foi aberto por determinação do diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, em 4 de março deste ano. Protógenes foi investigado por suspeita de que tivesse feito pronunciamento em nome da instituição durante um comício de apoio ao candidato petista Paulo Tadeu Silva D¿Arcádia, que concorria à prefeitura de Poços de Caldas (MG).

A PF alegou que o regimento da corporação proíbe esse tipo de conduta, e o inquérito foi instaurado. Com isso, Protógenes foi afastado das funções até a conclusão do processo disciplinar. Segundo ele, por conta do afastamento, passou a receber apenas metade do valor do salário. Protógenes também respondeu à acusação de que teria vazado informações durante a Operação Satiagraha.

O delegado sempre negou as acusações. Segundo a PF, o único procedimento contra Protógenes concluído até o momento diz respeito ao comício em Poços de Caldas. ¿A decisão da corregedoria é de suspensão por 60 dias. O parecer foi encaminhado ao diretor-geral e, como se trata de uma suspensão, foi submetido à análise do ministro da Justiça¿, informou a assessoria. Protógenes não foi localizado pela reportagem.

Feridas A cúpula da PF estava reunida na noite de ontem em Fortaleza, onde aconteceu um encontro de delegados federais. O clima era de confraternização até que a notícia sobre a possível demissão de Protógenes se espalhou. Na avaliação de colegas, o desligamento poderá trazer de volta a crise aberta na corporação na época em que foi deflagrada a Operação Satiagraha.

A investigação ganhou contornos de escândalo e sua repercussão chegou a incomodar o presidente Lula. ¿As feridas abertas na instituição, na verdade, não foram curadas. Os problemas foram apenas colocados para baixo do tapete e voltam a incomodar agora, novamente¿, disse um delegado.

O medo da maioria dos delegados é que a demissão possa comprometer a alta confiabilidade que a instituição conquistou perante a população. Uma pesquisa da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), em 2007, apontava credibilidade superior a 70%.

As feridas abertas na instituição na época da Satiagraha, na verdade, não foram curadas. Os problemas foram colocados para baixo do tapete e voltam a incomodar agora¿

Opinião de um delegado da PF ouvido pela reportagem

Memória Espionagem constrangedora

A Operação Satiagraha, deflagrada em julho de 2008, tornou o delegado Protógenes Queiroz figura conhecida em todo o país. Ele comandou a investigação, que culminou com a prisão do banqueiro Daniel Dantas e do ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta. A Satiagraha investigou crimes financeiros como lavagem de dinheiro, corrupção e evasão de divisas.

Protógenes foi afastado dos trabalhos após denúncias de que teria usado informalmente agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para espionar autoridades políticas, empresários e jornalistas. Ele chegou a ser ouvido em Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou escutas ilegais.

Protógenes sempre negou as acusações. Dizendo-se perseguido por combater a corrupção, começou a flertar com partidos políticos. Suas aparições causaram desconforto para a PF. O delegado acabou se filiando ao PCdoB, e já garantiu que concorrerá nas eleições em 2010, mas ainda não sabe a que posto.