Título: Enade divide estudantes
Autor: Vilela, Isabel
Fonte: Correio Braziliense, 07/11/2009, Brasil, p. 15

Representantes de alguns diretórios acadêmicos defendem boicote ao exame, que será realizado amanhã em todo o país. UNE, porém, recomenda a participação dos universitários

Aluno da UnB, Diego França (esquerda) pretende fazer a prova, mas acredita que há falhas na avaliação

Mais de um milhão de estudantes de todo o país vão passar a tarde deste domingo fazendo a prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Ela será aplicada em 977 municípios brasileiros e pretende avaliar o rendimento dos alunos de 22 áreas de graduação. No Distrito Federal, aproximadamente 34 mil jovens participam da avaliação. O Ministério da Educação manteve a data, apesar das denúncias de violação de provas surgidas nas últimas semanas. Em nota, o órgão assegurou a integridade das provas, mas, procurados pelo Correio, nem o MEC nem a empresa responsável pela aplicação do exame, Consulplan, informaram como será a logística amanhã e o que será feito para evitar fraudes.

Entre os alunos, a prova é controversa. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Brasília (UnB) estimula o boicote ao exame. Na Universidade Católica de Brasília, grande parte das executivas de estudantes também é contrária a prova. O DCE do Ceub, embora não faça campanha contra, avalia a prova como falha. A União Nacional dos Estudantes (UNE), no entanto, não recomenda o uso do boicote.

¿O Enade privilegia a avaliação do ensino e desconsidera duas partes centrais da nossa formação: a pesquisa e a extensão. E ainda gera uma competição entre as instituições privadas, transformando a educação em um simples serviço¿, acredita o coordenador do DCE da UnB, Raul Cardoso, 23 anos. O estudante de psicologia da UnB Diego França, 23, concorda que há falhas. ¿Acho que se deveria considerar mais as peculiaridades dos cursos de cada universidade.¿ Apesar disso, não pretende boicotar a prova.

Segundo a diretora de avaliação da educação superior do Inep, Iguatemy Lucena, os boicotes não comprometem a eficiência do Enade. ¿Estudos do Inep já apontaram que o boicote é completamente irregular no contexto da avaliação superior.¿ Para ela, as críticas dos estudantes não se refletem no exame. ¿O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinais), do qual o Enade faz parte, diz que a avaliação da educação superior se dará em torno de três dimensões: cursos, instituições e alunos. Nas instituições, avaliamos todas as políticas de ensino, pesquisa e extensão. Nos cursos, a infraestrutura e o corpo docente¿, justifica.

Para estimular a participação dos alunos e prepará-los para a prova, algumas instituições realizam simulados e campanhas de incentivo. O Iesb, por exemplo, promete bônus financeiro para os estudantes que tiverem bom desempenho no Enade. ¿Nossos alunos estão preparados, mas uma coisa é estar preparado e outra é realizar com empenho uma prova em um domingo à tarde¿, justificou o diretor adjunto da instituição, Ricardo Carioni.

O Enade será, amanhã, às 13h. Os estudantes que não receberam o cartão de informação em casa podem comparecer ao local de prova apenas com a identidade. Os locais onde as provas serão aplicadas podem ser consultados no site enade.inep.gov.br.