Título: Balançam, mas não caem
Autor: Brito, Ricardo; Lima, Daniela
Fonte: Correio Braziliense, 08/11/2009, Política, p. 6

Maioria dos cassados pela Justiça Eleitoral na atual legislatura pretende concorrer a cargos públicos em 2010. Eles reclamam que Poder tem extrapolado suas funções

Cassado recentemente, Expedito Junior pode tentar voltar ao Senado ou se candidatar ao governo de Rondônia no próximo ano

Eles querem voltar. A cassação dos mandatos de parlamentares pela Justiça Eleitoral não tirou o ímpeto dos políticos de voltarem a concorrer a cargos públicos no próximo ano. Na atual legislatura, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já retirou do cargo quatro parlamentares por irregularidades nas campanhas que venceram e por infidelidade partidária: Juvenil Alves (sem partido-MG) e Walter Brito Neto (PRB-PB) e os senadores João Capiberibe (PSB-AP) e Expedito Junior (PSDB-RO). Walter Brito e Capiberibe tentarão voltar à Câmara. Já Expedito ainda não escolheu qual cargo vai disputar. Apenas Juvenil Alves não tem pretensões eleitorais em 2010.

Pivô da mais recente polêmica do Senado, Expedito Júnior vai se arriscar em duas frentes para se manter no cenário político. Pode disputar o governo de Rondônia, ou tentar voltar ao Senado. A articulação para que o ex-senador, cassado por abuso de poder econômico e compra de votos, seja candidato a governador, ganhou força em setembro deste ano, quando, ainda no parlamento, deixou o PR para se filiar ao PSDB. Mesmo com todo o desgaste causado pela perda de mandato, ele conta com apoio popular no estado e busca forças entre os tucanos de apelo nacional, como o governador de São Paulo, José Serra, para emplacar a candidatura ao Executivo rondoniense.

O trabalho nas bases estaduais também deve se intensificar no curso da próxima semana. Isso porque um de seus rivais em Rondônia, o governador Ivo Cassol, terá o posto colocado à prova em julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcado para a próxima terça-feira. Cassol e seu vice, João Aparecido Cahulla, tiveram os mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado em 2008, e desde então se seguram no cargo com base em liminar concedida pela Corte Superior.

Eleito senador em 2002, João Capiberibe deixou a Casa em 2005, sob a acusação de compra de votos. Sua mulher, Janete Capiberibe, também perdeu o mandato de deputada federal no mesmo processo ¿ mas se reelegeu. João, contudo, perdeu a disputa ao governo do Amapá em 2006. ¿Minha expectativa é voltar ao Senado Federal¿, afirmou Capiberibe, bem cotado nas pesquisas. Para ele, sua cassação foi ¿política¿. O ex-senador afirma que o grande beneficiário do que ele considera ser a ¿criminalização do processo eleitoral¿ são os detentores dos poderes político e econômico. ¿Quem está levando a paulada é a esquerda¿, disse ele, defensor da candidatura presidencial do correligionário Ciro Gomes.

Infidelidade Único deputado federal cassado por infidelidade partidária, Walter Brito quer voltar à Câmara, de onde saiu em dezembro de 2008. Durante um ano, segurou-se no cargo após ter trocado o DEM pelo PRB. Diz-se injustiçado porque dezenas de parlamentares também mudaram de partido, mas não tiveram o mesmo destino que o dele. ¿Estamos nessa crise institucional porque o Judiciário está querendo legislar¿, criticou o ex-deputado. Atualmente, é coordenador de Turismo da Prefeitura de Campina Grande (PB). Brito aposta que, no próximo ano, sua campanha eleitoral pela nova legenda será mais fácil. ¿No DEM, nunca tive apoio¿, disse.

Juvenil Alves é o único ex-parlamentar que não deve voltar à vida pública. Antes de assumir o mandato, o deputado federal pelo PT mais votado por Minas Gerais já passou por contratempos. Foi preso pela Polícia Federal por suspeita de fazer parte de uma organização criminosa que cometera crimes financeiros de R$ 1 bilhão. Mudou-se para o PRTB e, em fevereiro último, foi cassado pelo TSE por caixa dois. Segundo o presidente do PRTB de Minas, Jorge Periquito, o ex-deputado foi expulso da legenda e está se dedicando às suas atividades privadas. Ele não foi localizado pela reportagem.